Pages

Labels

sábado, 6 de outubro de 2012

SOBREMESAS SURPREENDENTES


1.CREME CROCANTE COM UVAS:
Ingredientes para 4 pessoas:
500 ml de leite
1 pacote de pó para pudim sabor baunilha
2 colheres (sopa) + 2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amêndoas picadas grosseiramente
200g de uvas brancas
100g de nata fresca (creme de leite fresco)
1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha
um pouco de óleo e papel aluminizado
Modo de fazer: Misture o pó para pudim com 2 colheres (sopa) de açúcar e 4 colheres (sopa) de leite. Aqueça o restante do leite e, assim que ferver, Adicione a mistura do pudim (fora do fogo). Misture muito bem, volte ao fogo e mexa sem parar até engrossar. esfrie em banho-maria gelado, mexa sempre para não formar uma casca. Coloque as amêndoas numa frigideira antiaderente sem gordura e toste-as um pouco. Retire-as e, na mesma panela, caramelize 2 colheres (sopa) de açúcar. Quando caramelizar, adicione as amêndoas e espalhe-as muito separadamente sobre um pedaço de papel aluminizado untado com óleo. Lave as uvas e seque-as. Corte-as pela metade e retire as sementes. Bata a nata em chantilly com a baunilha. Bata o pudim com um mixer. Misture a nata no pudim. Quebre um poço os crocantes e junte-os no creme. adicione as uvas e coloque essa mistura em 4 taças de sobremesa. Leve para gelar no refrigerador por 3 horas. Decore com algumas uvas.
Calorias por porção: 370
2.FROZEN IOGURTE DIET COM FRUTAS DA ESTAÇÃO:
Ingredientes para o frozen: 2 potes de iogurte natural desnatado 1 xícara (chá) de leite desnatado gelado 4 colheres (sopa) de adoçante granulado (tipo Tal e Qual), 1 colher (chá) de essência de baunilha 2 claras em neve firme 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
Modo de fazer o frozen: bata no liquidificador o iogurte, o leite e o adoçanter, a baunilha e o leite em pó. Misture delicadamente as claras em neve e leve ao congelador. Depois de 1 hora, retire e bata na batedeira até ficar um creme homogêneo. Ingredientes para a cobertura: 1 laranja descascada e cortada em fatias 1 kiwi descascado e cortado em fatias 4 fatias de abacaxi sem o miolo e cortado na metade. Montagem: forre uma forma de aro removível (20cm de diâmetro) com papel filme e coloque as fatias de kiwi, de laranja e de abacaxi cortados ao meio. Coloque o creme e leve ao congelador. Quando endurecer, desenforme. Corte em fatias e sirva rápido.
Nota: também poderá ser montado em taças, colocando o frozen no fundo e decorando com as frutas mais picadas.
Porção: 6 pessoas / Calorias por porção: 186.
3.BRIGADEIRÃO DIET COM IOGURTE:
Ingredientes
4 ovos grandes e inteiros 375 ml de iogurte desnatado 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, 2 e ½ receitas de leite condensado diet, 1 xícara (chá) de achocolatado em pó diet peneirado, 1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de fazer: Bata no liquidificador os ovos inteiros, o iogurte e a manteiga até ficar homogêneo. Junte os demais ingredientes e bata novamente por quatro minutos. Distribua a massa em fôrma de furo central de 20 cm de diâmetro bem untada com manteiga e polvilhada de farinha de trigo, leve ao forno pré-aquecido a 200ºC em banho-maria e cozinhe até que o pudim esteja firme ao toque (se espetar um palito o mesmo saia limpo). Deixe esfriar no refrigerador por 3 horas, desenforme em um prato de serviço e salpique a cobertura, decorando a gosto.
Cobertura: 1 xícara (chá) de chocolate granulado diet de boa qualidade
Decoração: Cerejas em calda diet escorridas
4.PUDIM DE LARANJAS DIET:
Ingredientes do pudim: 4 ovos inteiros, 2 xícaras (chá) de suco de laranja, 4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado, 1/2 colher (sopa) de raspas de laranja, 1 colher (sopa) de amido de milho.
Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes da massa do pudim no liquidificador e bata por alguns minutos. Em seguida, unte com manteiga uma fôrma de pudim (pequena), despeje a massa e cozinhe em banho-maria por 20 minutos. Espere esfriar e gelar, desenforme, coloque a calda e sirva logo.
Ingredientes da calda de cobertura: 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1 colher (sopa) de raspas de laranja, 3 colheres de sopa de adoçante granulado, 1/2 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
Modo de fazer a calda: Em uma panela coloque todos os ingredientes, deixe ferver. Em seguida, acrescente a gelatina previamente dissolvida em água fria. Deixe esfriar e lar, sirva com o pudim.
Porção: 6 fatias / Calorias por porção: 101 (pudim normal: 276)
5.CHARLOTTE DE LARANJAS À MODA DA "GARFO & FACA":
Ingredientes:
500 ml de suco de laranjas
suco de 1 limão
7 colheres (sopa) de açúcar
250g de nata fresca
9 folhas de gelatina branca
1 folha de gelatina vermelha
1 xícara (chá) de água fria
Modo de fazer: enrole juntas as folhas de gelatina e coloque as mesmas num copo alto, cubra com água fria e deixe de molho por 15 minutos. Coloque a água numa panela e aqueça até ferver. Escorra a água da gelatina e esprema para retirar o excesso de água. Desligue a água fervente e junte a gelatina colocada de molho, mexa bem até dissolver completamente. Misture os sucos com a gelatina e o açúcar. Leve para gelar até ficar com a consistência de uma clara de ovo crua. Bata a nata em chantilly e misture na gelatina. Coloque em taças e leve para gelar. Decore a gosto.
Porção: 6 a 8 pessoas
6.CREME DE ABACAXI DELICIOSO:
Ingredientes:
1 abacaxi grande, descascado e picado bem miúdo
1 copo (tipo requeijão) de açúcar
2 copos (tipo requeijão) de água fria
1 lata de creme de leite
2 pacotes de pó para pudim sabor baunilha
Modo de fazer: misture o abacaxi com o açúcar e deixe repousar dessa forma por 6 horas, no mínimo. Coloque essa mistura numa panela e misture o pó para pudim e a água. Leve ao fogo médio para cozinhar, mexendo sem parar até que ferva (cozinhe por mais 1 minuto).Deixe amornar (mexa sempre para não criar casca por cima do pudim) e misture o creme de leite. Coloque numa tigela ou tacinhas individuais e deixe gelar bem. Consuma o creme (que preparar em porção única – grande) até o dia seguinte, pois tende a dissorar.
7.PAVE HÚNGARO À MINHA MODA:
Ingredientes: 500g de manteiga de boa qualidade (em temperatura ambiente), 10 claras de ovos médios, 20 colheres (sopa) de açúcar peneirado, 1 pitada de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1 xícara (chá) de purê de damascos cozidos (feito em casa), 1 lata de pêssegos em calda escorridos e picadinhos (reserve a calda), 4 xícaras (chá) de amendoim torrado (sem películas e picado grosseiramente).
Modo de fazer o creme: Bata na batedeira as claras com a metade do açúcar, o sal e a pitada de fermento (usada para dar firmeza nas claras em neve). Reserve essa mistura no refrigerador. Em outro recipiente, bata na batedeira a manteiga com o restante do açúcar, até obter um creme claro e bem liso. Nesse creme misture o purê dos damascos. Aos poucos misture (sem bater) as claras preparadas. Junte a metade do amendoim e os pêssegos picados. Misture muito bem e reserve.
Ingredientes para a calda: 1 a 2 copos da calda reservada dos pêssegos (se faltar complete com leite), 200g de chocolate meio amargo picado (1 barra média), ½ xícara (chá) de licor de cacau, 1 e ½ copo de leite.
Modo de fazer a calda: Aqueça o leite e nele dissolva o chocolate bem picado. Desligue o fogo, junte a calda dos pêssegos e o licor. Reserve.
Outros ingredientes: biscoitos champagne, chantilly batido (nata fresca batida), fatias de pêssegos em calda (enxugue em papel absorvente de cozinha), bombons de chocolate.
Montagem do pavê: Forre uma fôrma de aro removível (de 26cm de diâmetro) com papel alumínio, deixar a parte brilhosa do mesmo para cima. Aperte muito bem o papel nas paredes e no fundo da fôrma. No fundo dessa fôrma faça uma camada de biscoitos molhados na calda preparada. Coloque por cima dessa camada a metade do creme. Cubra o creme com outra camada de biscoitos molhados na calda. Coloque o resto do creme por cima dos biscoitos. Alise bem o creme e faça outra camada de biscoitos besuntados na calda. Leve ao freezer por 6 horas para firmar bem. Abra a fôrma e retire o aro e o papel aluminizado. Vire o pavê sobre um prato de torta. Cubra esse doce com chantilly batido e gelado. Polvilhe os lados e a superfície do pavê com o resto do amendoim picado. Decore com as fatias de pêssego e com os bombons. Deixe por 1 hora no refrigerador e sirva bem gelado.
Porção: 18 a 20 fatias.
8.PAVÊ CASEIRO DE SORVETE À GARFO & FACA:
Imagem "By Carmen"
Ingredientes do creme amarelo: 6 gemas de ovos, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 3 colheres (sopa – rasas) de amido de milho, 1 pedaço de canela em rama, 1 pitada de sal, 750ml de leite em temperatura ambiente.
Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes (menos a canela) no liquidificador e bata bem. Coloque numa panela, adicione a canela e leve ao fogo médio para cozinhar, mexendo sempre. Assim que ficar um creme grosso e homogêneo, derrame essa mistura no fundo de um refratário oval menor. Deixe esfriar e formar uma casca.
Ingredientes do recheio: 1/3 de xícara (chá) de pingos de chocolate, ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente, 1/2 xícara (chá) de cerejas ao Marrasquino cortadas em rodelas, 1 pacote de biscoitos champanhe cortados em cubos regulares, calda de chocolate feita com 100g de chocolate ao leite picado, derretido em 1 copo de leite e um pouco de conhaque.
Modo de fazer o recheio: Numa panela aqueça o leite e nele derreta o chocolate picado. Adicione um pouco de rum, conhaque ou licor de cacau. Reserva e deixe esfriar bem. Molhe os biscoitos com a calda e depois misture os outros ingredientes. Coloque por cima do creme amarelo, espalhe bem.
Ingredientes do creme branco de cobertura: 1 lata de creme de leite (com o soro), 6 claras de ovos, 1 colher (café) de fermento em pó, 1 pitada de sal, 6 colheres (sopa) de açúcar peneirado.
Modo de fazer o creme branco: Bata as claras em neve firme com o sal e depois de batida adicione o fermento. Acrescente 1 colher (sopa) de açúcar por vez, bata muito bem após cada adição. Misture o creme de leite no suspiro (sem bater). Coloque esse creme por sobre o recheio e deixe no freezer por 3 horas. Se ficar muito duro (o creme amarelo), deixe essa sobremesa na temperatura ambiente por 20 a 30 minutos antes de servir.
Porção: 10 a 12 pessoas.
9.PERAS AO VINHO COM CHANTILLY:
Ingredientes:
4 pêras macias e grandes descascadas e cortadas em fatias (quartas partes)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
3 cravos-da-índia
1 pedaço de canela em rama
1 pacote de nata fresca (400g – creme de leite fresco) batida em chantilly com 1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha e 1 colher (sobremesa) de açúcar de confeiteiro.
Modo de fazer: numa panela de fundo largo, coloque o vinho, o açúcar, o sal, o cravo, a canela e adicione ½ xícara (chá) de água fria. Leve ao fogo médio para ferver até obter uma calda rala (de 10 a 12 minutos). Junte as frutas preparadas, abaixe o fogo e cozinhe-as até amaciarem (o tempo depende da qualidade e do tipo da fruta). Apague o fogo e deixe-as esfriarem na calda. Distribua em 4 taças grandes, cubra com o molho e deixe gelar por 3 horas. Na hora de servir adicione o chantilly gelado (misture-o um pouco para ficar com uma consistência mais fina). Polvilhe com nozes picadas ou crocante e sirva bem gelada essa sobremesa.
10.MANJAR BRANCO DELICIOSO:
Ingredientes do manjar:
1 litro de leite tipo “B”
8 colheres de sopa de açúcar
200 ml de leite de coco
1 pitada de sal
7 colheres de amido de milho
Modo de fazer: Leve ao fogo, em uma panela de tamanho adequado, o leite, o sal, o amido de milho, o açúcar e o leite de coco, bem misturados. Mexa sem parar, até que o creme engrosse, formando um mingau grosso. Despeje o creme em uma forma de canudo central (para pudim), umedecida com água gelada e um fio de óleo (escorra muito bem o excesso). Deixe esfriar . Leve à geladeira, após cobrir com filme plástico de PVC (tipo Rolopack).
Ingredientes da calda:
200g de ameixa preta sem caroços
6 colheres de sopa de açúcar
1 e ½ xícara (chá) de água fria
Modo de fazer a calda: enquanto seu manjar engrossa na geladeira, prepare a calda: leve ao fogo as ameixas, o açúcar e 1 ½ xícara de chá de água. Deixe ferver até que engrosse o líquido, formando uma calda. Leve a calda para gelar por 2 horas antes de servir. Na hora de servir, vire o pudim em uma travessa e cubra com a calda, dispondo as ameixas ao lado e sobre o manjar.
11.CREME BICOLOR:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
6 gemas
1 colher (sopa) de maisena
100g de chocolate meio amargo
½ litro de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de fazer: na batedeira bata muito bem o leite condensado, as gemas e o sal. Com a batedeira em movimento, adicione o leite fervente aos poucos. Divida esse creme em duas partes.
Creme de chocolate: Derreta o chocolate em banho-maria e misture-o à metade do creme. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Divida o creme de chocolate em 6 taças para sobremesa. Leve para gelar até endurecer um pouco.
Creme de baunilha: ao resto do creme misture a essência de baunilha. Leve ao fogo, mexa sem parar, até engrossar. Deixe esfriar e coloque o creme claro sobre o de chocolate gelado. Leve para gelar por 2 horas no refrigerador. Decore com nata e raspas de chocolate.
Porções: de 4 a 6 porções.
12.PANQUECAS AO MOLHO ZABAIONE:
Ingredientes da massa:
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (café) de sal, 1 colher (sopa) de óleo, 3 ovos médios, 2 xícaras (chá) de leite, açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de fazer as panquecas: Coloque os ingredientes no liquidificador (menos o açúcar de confeiteiro) e bata muito bem. Deixe a massa repousar por 30 minutos. Pincele uma frigideira pequena antiaderente (para panquecas) com manteiga derretida, coloque pequenas porções da massa e frite em fogo médio. Assim que a parte de baixo estiver frita, vire para dourar o outro lado. Coloque a panqueca frita sobre um prato untado com manteiga e polvilhe com açúcar de confeiteiro usando uma peneira para tal. Faça o mesmo com o resto da massa.
Ingredientes do Creme Zabaione:
1 xícara (chá) de açúcar, 4 gemas, ½ xícara (chá) de vinho do porto, 1 lata de creme de leite.
Modo de fazer o creme: Faça uma gemada com o açúcar e as gemas. Coloque-a numa panela e Leve ao fogo em banho-maria, bata sempre até obter um creme leve e claro (bata com um fuê – batedor culinário de arame). Adicione o vinho e continue batendo até que o creme se torne espumante. Junte o creme de leite, desligue o fogo e bata bem para misturar.
Como servir: sobre cada prato de sobremesa coloque duas panquecas pequenas e cubra cada uma com esse creme. Pode ser servido quente ou gelado, ficando à seu gosto.
Porção: 6 pessoas.
13.MOUSSE CREMOSA DE LIMÃO:
Ingredientes:
6 gemas de ovos, 6 claras em neve firme, 2 latas de leite condensado, 1 pitada de sal, 1 xícara (chá) de suco de limão coado, 1 colher (café) de casca ralada de limão (só a parte verde), 1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor, 1 pitada de sal e 1 de fermento em pó, 1/3 de xícara (chá) de água fria.
Modo de fazer: coloque a água num refratário redondo e polvilhe a gelatina. Leve para dissolver no microondas, na potência alta, por 1 minuto. Deixe amornar. Bata as claras em neve firme com o sal, junte o fermento para que endureçam mais e reserve no refrigerador. No liquidificador bata muito bem o leite condensado com o suco e as raspas de limão, a gelatina preparada, o sal e as gemas. Adicione as claras devagar e sem bater. Coloque essa mistura numa taça ou em taças individuais. Decore com rodelas de limão. Nota: pode ser feita a metade da receita para uma menor quantidade de sobremesa.
Porção: 8 a 10 pessoas.
14.SAGU DE LEITE CONFENSADO E CREME DE LEITE COM MOLHO DE MORANGOS:
Ingredientes do sagu:
2 xícaras (chá) de sagu pérola, 4 xícaras (chá) de água fria, 2 pedaços de canela, 1 litro de leite, 1 pitada de sal, 2 latas de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 6 ovos médios, 6 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de fermento em pó, 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho dissolvido em 1/3 de xícara de água fria.
Modo de fazer o sagu: coloque o sagu de molho nas 4 xícaras de água fria por no mínimo 5 horas. Coloque o leite com o sal e a canela para ferver. Assim que levantar fervura, adicione o sagu colocado de molho. Ferva se parar de mexer, até que as bolinhas do sagu se tornem transparentes. Desligue a panela e misture o leite condensado. Misture muito bem e adicione as gemas peneiradas (mexa logo para não talharem). Coloque em fogo baixo, mexa sem parar até que inicie a fervura. adicione a maisena dissolvida em 1/3 de xícara de água fria e cozinhe até engrossar. Coloque a panela para amornar em banho-maria de água fria. Mexa ás vezes para não criar uma película grossa. Bata as claras em neve firme com a pitada de fermento. Quando bem batidas, adicione o açúcar aos poucos. Misture o creme de leite nas claras. Adicione sem bater a mistura de claras ao creme cozido. Coloque num recipiente e leve para gelar.
Ingredientes do molho:
4 caixinhas de morangos doces, 2 pedaços de canela da índia em pau, 7 a 8 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvida em ½ xícara de chá de água fria, algumas gotinhas de corante alimentício vermelho (se os morangos não estiverem bem vermelhos ou se a calda ficar desbotada).
Modo de fazer a calda: Limpe e lave bem os morangos. Se forem muito grandes corte-os ao meio. Coloque-os numa panela de fundo grosso com a canela e o açúcar. Leve ao fogo baixo até ferver um pouco (não deixe cozinhar demais). Engrosse com a maisena dissolvida e tinja com o corante. Misture bem e, ao ferver, desligue e deixe esfriar. Leve para gelar bem.
Outro ingrediente: uma boa porção de creme chantily (nata fresca batida).
Porção: 20 pessoas.
NOTA: faça meia receita se quiser em menor quantidade.
15.SORVETE CASEIRO:
Ingredientes:
1 litro de leite ( reservar 1/2 xícara), 1 pitada de sal, 4 colheres (sopa) de leite em pó, 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar,
4 colheres (sopa) de gordura hidrogenada (dissolvida no fogo com o leite reservado), 3 ovos inteiros, 1 colher (chá) de liga neutra ( pó p/ sorvete).
Modo de fazer: Bater bem no liquidificador, colocar num refratário e congelar ( no freezer ) por 3 horas .Cortar em pedacinhos e bater por 10 minutos na batedeira com 1 colher (sobremesa) de emulsificante p/ sorvetes. Está pronta a base do sorvete, agora é escolher o sabor =
Chocolate: acrescentar 1 xícara (chá) de chocolate em pó peneirado.
Chocolate c/ coco: igual acima e mais coco ralado industrializado
Flocos: derreta 200 g. de chocolate meio amargo e derrame-o em fio fino, dentro da massa de sorvete sendo batida em velocidade alta.
Rendimento: 3 e 1/2 litros.
16.PIAFÁ À MINHA MODA:
Ingredientes do sorvete: 1 lata de leite condensado, 2 latas (medida do leite condensado) de leite, 2 colheres (sopa – rasas) de achocolatado (Nescau, Toddy ou similar), 2 colheres (sopa – rasas) de chocolate em pó (dos Frades – Nestlé), 1 pitada de sal, 5 gemas.
Modo de fazer: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coloque essa mistura numa panela e leve para ferver, mexa sem parar. Assim que engrossar desligue e coloque em banho-maria gelado. Bata bem para não dessorar. Assim que estiver frio, coloque num recipiente e leve ao freezer para ficar firme.
Ingredientes do crocante de coco: 3 colheres (sopa – bem cheias) de açúcar, 1 pitada de sal 1 colher (sobremesa) de manteiga, 1 xícara (chá) de coco em flocos seco (industrializado)
Modo de fazer: coloque todos os ingredientes numa panela antiaderente e leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até que fique com cor de caramelo claro. Derrame em recipiente untado levemente com manteiga e deixe esfriar bem. Com as mãos esfarele bem o crocante e reserve.
Ingredientes do Creme Marshmallow: 5 claras de ovos, 5 colheres (sopa) + 7 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher (cafezinho) de fermento em pó.
Modo de fazer: Bata em neve firme as claras com o sal e adicione aos pucos as 7 colheres de açúcar. Junte o fermento e deixe bater bem. Numa panela deixe caramelar (sem mexer) as outras 5 colheres de açúcar. Com a batedeira em movimento adicione (em fio) o caramelo ao suspiro. Deixe bater bem para mistura e amornar. Coloque esse creme sobre o sorvete e polvilhe com o crocante do coco. Volte ao freezer por um mínimo de 3 horas. Deixe por 30 minutos na geladeira antes de servir.
Porção: 6 a 8 pessoas.
17.MOUSSE DE MORANGO COM IOGURTE:
Ingredientes:
2 caixinhas de gelatina industrializada sabor morango, 2 xícaras (chá) de água fervente, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 lata (mesma medida) de leite, 250g de nata fresca batida em chantilly com 1 colher (sobremesa) de açúcar, 2 xícaras de morangos picados e limpos (frescos)
Modo de fazer: Dissolva a gelatina com a água fervente, misture muito bem e deixe amornar. Bata o chantilly (mais mole) com o açúcar. No liquidificador bata os morangos com o creme de leite, o leite, o leite condensado e a gelatina. Misture a gelatina no chantilly, coloque numa taça grande ou em taças individuais e deixe gelar por 6 horas. Decore com morangos frescos.
18.PAVÊ SONHO DE VALSA:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata (leite condensado) de leite comum
3 ovos separados
8 bombons Sonho de Valsa picados
3/4 xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de açúcar - 1 lata de creme de leite
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Modo de fazer:
Numa panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas. Leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um mingau. Despeje numa fôrma e deixe esfriar. Depois, espalhe por cima o sonho de valsa e reserve. Misture o leite, o chocolate em pó e três colheres de açúcar. Despeje por cima do sonho de valsa. Bata as claras em neve, junte o açúcar restante, batendo sempre, e, em seguida, acrescente o creme de leite. Misture com cuidado e espalhe sobre o doce. Leve ao freezer, por cinco horas, e depois coloque na geladeira.
19.CREME BÁVARO:
Ingredientes:
1/2 litro de leite
1 colher (café) de essência de baunilha
6 folhas de gelatina branca
6 gemas
1 pitada de sal
1 pedaço de canela em rama
100g de açúcar
200g de nata fresca
200g de geléia de framboesas
2 colheres (sopa) de água
100 ml de vinho tinto seco
2 colheres (sopa) de Cointreau , Grand Marnier ou Licor de laranjas
Modo de fazer o creme: Coloque para ferver o leite, a baunilha, o sal e a canela ( ao ferver retire a canela). Coloque a gelatina enrolada dentro de um copo alto e cubra com água fria para hidratar. Na batedeira faça uma gemada espumante com as gemas e o açúcar. Ainda batendo derrame o leite fervente para misturar bem. Esprema toda a água da gelatina e coloque dentro do creme fervendo. Coloque o creme dentro de um banho-maria de água fria e mexa até esfriar . Pegue 4 forminhas de metal para pudim individual e unte-as com água fria e um fio de óleo. Escorra o excesso e divida o creme entre elas. Coloque para gelar por 4 horas.
Modo de fazer a calda: Coloque a geléia, a água e o vinho para aquecer. Assim que ferver desligue, deixe esfriar e ponha para gelar.
Como servir: Desenforme o pudim sobre um prato de sobremesa, cubra com um pouco de calda e decore com uma folha de menta.
Porção: 4 pessoas.
20.TORTA DE SORVETE COM MOLHO DE CHOCOLATE:
Ingredientes da massa da torta:
100g de chocolate ao leite derretido em banho-maria
100g de manteiga derretida
200g de bolachas maisena trituradas
Modo de fazer: misture todos os ingredientes até obter uma espécie de farofa. Aqueça o forno em 200 graus por 10 minutos. Unte uma forma de aro (26cm de diâmetro) com óleo, forre o fundo e os lados da forma com a massa (aperte-a muito bem com as costas de uma colher de sopa). Leve ao forno aquecido para assar por 10 minutos. Retire e deixe esfriar completamente. De véspera prepare os sorvetes.
Sorvete de laranjas: bata no liquidificador o conteúdo de 1 lata de leite condensado com 2 medidas (da lata) de suco de laranjas, 1 xícara (chá) de creme de leite fresco sem bater (nata fresca) e raspas da casca fina de meia laranja. Leve ao freezer para congelar por 1 noite.
Sorvete de coco: com um fuet (batedor de arame) bata muito bem 2 gemas com 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 pitada de sal. Junte ½ litro de nata fresca (creme de leite fresco), misture muito bem e leve ao fogo em banho-maria (batendo sempre com o batedor) até engrossar. Misture 200ml de leite de coco e 2 claras batidas em neve firme com 2 colheres (sopa) de açúcar. Coloque num recipiente e deixe gelar no freezer por 1 noite.
Montagem: retire os sorvetes do freezer e coloque-os na geladeira até ficarem macios o suficiente para se formarem bolas com o boleiro de sorvete. Coloque as bolas sobre a massa da torta e regue com o molho de chocolate abaixo.
Molho de chocolate: derreta em banho-maria 250g de chocolate ao leite com 1 lata de creme de leite e ½ de xícara (chá) de Licor de Cacau. Misture muito bem e sirva quente sobre o sorvete. Sirva logo.
Nota: pode ser feita com sorvete industrializado.
21.SORVETE DE DOCE DE LEITE:
Ingredientes:
1 lata de doce de leite Nestlé (consistência firme)
1 lata de creme de leite
½ xícara de castanha de caju, torrada e picada (ou de nozes picadas
1 colher (sopa) de licor de cacau (opcional)
1 pitada de sal
Modo de fazer:
Coloque o creme de leite, o sal e o doce de leite para bater bem no liquidificador. Adicione o licor, bata um pouco e desligue. Misture o caju ou as nozes e coloque em recipiente raso (poderá ser um refratário ou uma forminhas de gelo sem divisões). Leve ao freezer para congelar por 3 a 4 horas. Retire e deixe na temperatura ambiente até poder raspar o sorvete com uma colher. Monte a sobremesa em 4 taças e polvilhe com mais caju ou nozes. Sirva esse sorvete gelado e macio.
Porção: 4 pessoas.
22.SOBREMESA TRICOLOR:
Ingredientes:
3 gemas de ovos médios, 1 xícara (chá) de açúcar + 8 colheres (sopa), 3 xícaras (chá) de leite, 1 sachê de gelatina em pó sem sabor branca, 500g de morangos limpos, 4 colheres (sopa) de conhaque, 1 lata de creme de leite, 2 claras em neve firme.
Modo de fazer o creme amarelo:
Misture bem as gemas com a xícara de açúcar e o leite. Leve ao fogo brando numa panela antiaderente, mexendo sem parar, até que engrosse um pouco (sem deixar ferver). Dissolva a metade da gelatina em banho-maria com 1/4 de xícara (chá) de água fria. Passe pela peneira e adicione essa gelatina no creme de gemas. Deixe amornar em banho-maria frio. Distribua em 8 taças e leve para gelar.
Modo de fazer o creme rosa:
Lave muito bem os morangos limpos. Amasse-os com 4 colheres (sopa) de açúcar e o conhaque. Dissolva o resto da gelatina com ¼ de xícara de chá de água fria. Misture essa gelatina nos morangos amassados e adicione a metade do creme de leite. Distribua essa mistura nos 8 recipientes com o creme de gemas já endurecido.
Modo de fazer o creme branco: Bata as claras em neve com uma pitada de fermento em pó e outra de sal. Adicione o resto do açúcar aos poucos, bata bem. Misture com o resto do creme de leite. Distribua esse creme nas 8 taças, com o creme de morangos já endurecido. Deixe gelar por um mínimo de 3 horas. Sirva bem gelado.
Porções: 8 unidades.
23.FLAN DE CHOCOLATE:
Ingredientes:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (branca)
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de água
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 lata de creme de leite
Modo de fazer: Coloque a gelatina de molho em 1/3 de xícara (chá) de água fria, em recipiente refratário. Leve em aberto ao microondas na potência alta, por 1 minuto. Coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos o creme de leite) e bata bem. Coloque numa forma de pudim, untada com óleo e água gelada (deixe escorrer o excesso). Deixe gelar por 6 horas e desenforme sobre um prato de servir. Bata bem o creme de leite gelado e derrame-o sobre o flan.
Porção: 6 pessoas.
24.TAÇA CREMOSA COM MORANGOS:
Ingredientes do creme de gemas:
1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 pitada de sal, 6 gemas peneiradas, 3 colheres (sopa) de amido de milho, 700 ml de leite
Modo de fazer: coloque tudo no liquidificador e bata muito bem. Coloque essa mistura numa panela, adicione um pedaço de canela em rama. Leve ao fogo, mexendo sem parar, até que o molho engrosse. Deixe esfriar em banho-maria frio, mexa sempre para não criar uma casca grossa sobre o pudim.
Calda de morangos: 3 caixas pequenas de morangos, 5 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de Licor Sherry, 1 pedaço de canela em rama.
Modo de fazer: Lave bem e coloque os morangos escorridos e sem os cabinhos em uma panela. Adicione o licor, a canela e o açúcar. Deixe levantar fervura e ferva por 4 minutos. Deixe esfriar e escorra a calda (descarte-a).
Creme chantilly: 600g de nata fresca (creme de leite fresco), 1/3 de xícara (chá) de leite gelado e 1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha. Bata em chantilly não muito firme e conserve na geladeira.
Outros ingredientes: i pacote grande de suspiros e uma embalagem de calda de morangos para sorvetes.
Montagem: besunte o fundo e as laterais de uma taça grande para sobremesa com a calda para sorvete. No fundo da mesma coloque 1/3 do creme de gemas, cubra com um pouco de chantilly, um pouco de suspiros esmigalhados e mais uma nova camada de chantilly. Cubra com uma parte dos morangos cozidos. Repita todas as camadas, termine com a nata. Se gostar polvilhe com chocolate meio amargo ralado grosso. Deixe gelar por 6 horas e sirva logo.
Porção: 8 pessoas.
25.PÉ DE ANJO:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de suco de maracujá
200 ml de leite de coco
1 envelope de gelatina em pó sem sabor branca
2 claras
óleo para untar
Modo de fazer:
Misture o leite condensado com o suco e o leite de coco. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Acrescente na mistura anterior e por último, junte as claras batidas em neve firme com uma pitada de fermento em pó. Unte com água gelada e um fio de óleo uma forma pequena para gelatina. Coloque dentro a mistura e leve para gelar por 4 horas no refrigerador. Desenforme num prato de servir e decore com coco ralado fresco e cerejas.
Nota: se gostar faça porções individuais em tacinhas para sobremesa (use 8). Decore somente depois das 4 horas de refrigeração.
Porção: 8 pessoas.
26.STROGONOF DE NOZES À MINHA MODA COM SORVETE DE BAUNILHA:

Ingredientes:

2 pacotes de pó para pudim sabor caramelo
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/4 de xícara (chá) de conhaque ou outra bebida (licor ou rum à gosto),
1 pitada de sal
¾ de xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara de passas sem sementes fervidas e colocadas no conhaque por 12 horas
500 ml de leite frio.
Modo de fazer:
Misture o pó para pudim no leite, adicione o sal e coloque n Panela Elétrica Quadrada Fun Kitchen. Cozinhe em temperatura baixa, mexendo sem parar com uma espátula ou colher de silicone, até que engrosse. Adicione logo em seguida o leite condensado e o creme de leite, misture muito bem. Junte as passas escorridas, as nozes e o conhaque. Deixe esfriar misturando sempre para não criar uma casca na superfície. Retire para uma taça de sobremesa e deixe gelar muito bem no refrigerador.
# Sorvete de Baunilha (preparado na Sorveteira Fun Kitchen)
Ingredientes:

3 gemas peneiradas
300 ml de nata fresca (creme de leite fresco)
200 ml de leite integral frio
1 pitadinha de sal
150g de açúcar
gotas de essência de baunilha
Modo de fazer: Usando o Mixer Fun Kitchen bata uma gemada clara com as gemas, o açúcar, o sal e a essência de baunilha. Ferva o leite com o creme de leite, deixe amornar e misture a gemada. Deixe esfriar e leve para gelar no refrigerados por 1 hora (tampado). Coloque essa mistura na Sorveteira Fun Kitchen (no bowl gelado no freezer pelo mesmo tempo) e deixe encorpar no freezer. Retire os batedores e volte ao freezer para firmar bem. Antes de servir retire o sorvete do freezer e deixe amacisr por 30 minutos no refrigerador. Sirva com o Strogonof de nozes.
Porção: 8 a 10 pessoas (se for servido com o sorvete).
Decoração: por cima do creme gelado coloque metades de nozes.
Produtos Fun Kitchen utilizados:
• Sorveteira Fun Kitchen
• Panela Elétrica Quadrada Fun Kitchen
• Mixer Fun Kitchen
27.CALDA DE FRUTAS VERMELHAS À MINHA MODA (ROTE GRÜTZE):

Ingredientes:
500g de frutas vermelhas congeladas
250g de morangos maduros e firmes (limpos e lavados)
80g de açúcar
2 colheres (sopa – rasas) de açúcar de baunilha
1 pitada de sal
1 pedaço pequeno de casca de limão
20g de amido de milho
4 colheres (sopa) de vinho tinto seco
creme chantilly para decorar (nata fresca ou creme de leite fresco batido com açúcar).
Modo de fazer:
Descongele as frutas vermelhas. Corte os morangos lavados ao meio. Coloque as frutas na Panela Elétrica Quadrada Fun Kitchen e misture com o açúcar, o sal, a casca de limão e a baunilha. Igue na temperatura média para ferver e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue a Panela Elétrica e com uma escumadeira retire a metade das frutas cozidas e reserve. Passe o restante das frutas com a calda por uma peneira grossa para obter um molho grosso. Coloque as frutas reservadas dentro desse molho e ligue a Panela Elétrica novamente na Temperatura média. Assim que ferver, engrosse esse molho com o amido dissolvido no vinho tinto. Desligue e deixe esfriar bem. Coloque esse molho de frutas em 4 tacinhas para sobremesa e leve ao refrigerador para gelar muito bem. Na hora de servir decore com o chantilly gelado.
Porção: 4 porções.
Nota: fica delicioso se servido gelado sobre sorvete de creme ou de baunilha. Ou sobre pudins e mousses geladas.
Produto fFun Kitchen utilizado:
Panela Elétrica Quadrada Fun Kitchen / Sorveteira Fun Kitchen
28.MOUSSE DE COCO COM CALDA DE FRAMBOESAS:
Ingredientes:
2 pacotes (12g cada) de gelatina em pó sem sabor e incolor, ¾ de xícara de água fria, 4 xícaras (chá) de nata fresca batida em chantilly (creme de leite fresco), 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher (café) de fermento em pó, 3 xícaras (chá) de coco fresco ralado (médio), 12 claras
Ingredientes da calda de framboesas:
1 vidro de geléia de framboesas (400g), 2 xícaras (chá) de vinho tinto, 2 xícaras (chá) de passas pretas sem sementes.
Modo de fazer: Bata a nata em chantilly com ½ xícara de açúcar e reserve. Bata as claras em neve firme com o sal, adicione o fermento e junte 1 xícara de açúcar. Dissolva a gelatina na água fria. Leve para derreter no microondas, em aberto e na potência alta (10), por 1 e ½ minutos. Deixe a gelatina esfriar e misture no suspiro. Misture na nata e depois adicione o coco ralado. Unte uma fôrma grande (de buraco no centro) com água gelada e um fio de óleo (escorra o excesso). Coloque dentro a mousse e gele por 6 horas no refrigerador. Para soltar a mousse da fôrma. Coloque-a de molho em água quente. Enxugue a fôrma e desenforme num prato grande de torta.
Modo de fazer a calda: Coloque todos os ingredientes para ferver em fogo baixo até engrossar um pouco. deixe esfriar bem e coloque sobre a mousse gelada. Leve de novo para gelar.
Porções: 14 pessoas.
29.SAGÚ DE VINHO À MODA DO SUL:
Ingredientes do sagu:
150g de sagu pérola colocado de molho por 3 horas com 500m l de água fria, 500 ml de vinho tinto seco, 250g de açúcar, 1 pitada de sal, 1 pitada de cravo em pó, 1 pitada de canela em pó, 250 ml de água.
Modo de fazer: Aqueça o vinho com os 250ml de água, o sal, o açúcar, as pitadas de canela e cravo e deixe levantar fervura. Assim que ferver junte o sagu demolhado e cozinhe, mexendo sem parar, até que as bolinhas do mesmo fiquem transparentes. Esfrie e gele.
Ingredientes do molho de baunilha:
6 gemas, 6 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha, 1 colher (sobremesa) de amido de milho, 1 pedaço de canela em rama, 1 litro de leite fervente.
Modo de fazer: Bata as gemas com o açúcar e o sal até obter um creme bem claro. Junte o amido e deixe misturar muito bem. Sempre batendo, adicione o leite fervente até misturar. Retire a mistura da bacia da batedeira e coloque-a na panela do leite. Junte a canela e leve ao fogo, mexa sem parar, mas desligue antes de ferver. Resfrie em banho-maria de água fria. Leve para gelar e sirva sobre o sagu.
Porção: 8 pessoas.
30.ESPUMONE:
Ingredientes da calda:
2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de leite, 5 colheres de sopa de achocolatado em pó, uma pitada de sal, 1 colher (sobremesa) de margarina.
Ingredientes do sorvete:
1 lata de leite condensado, 2 latas de leite (medida do leite condensado), 5 gemas, 5 claras batidas em neve, 6 colheres (sopa) de açúcar, 1 lata de creme de leite com soro
Modo de fazer a calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, cozinhe por aproximadamente 4 minutos apos levantar fervura (ela deve ficar uma calda grossa). Caramelize com essa calda uma forma de funil central (de pudim) e leve ao freezer para congelar. Esta receita rende uma forma de funil central grande ou duas pequenas.
Modo de fazer o sorvete: Leve ao fogo o leite, o leite condensado e as gemas, até engrossar. Deixe esfriar. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos até obter um suspiro firme. Junte o creme de leite e creme de gemas já frio. Misture tudo e despeje na forma que está no freezer. Volte ao freezer para congelar por 4 a 6 horas. No momento de servir, passe a forma na chama do fogo e desenforme.
Porção: 10 pessoas.
31.TERRINE DE MORANGOS COM IOGURTE:
Ingredientes para 10 fatias:
8 + 6 folhas de gelatina branca, ½ litro de néctar de cerejas ou suco de morangos (bem vermelho), 10 colheres (sopa) de açúcar, 750g de morangos limpos (lavados e secos), 350g de iogurte integral, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha, 200g de nata fresca (creme de leite fresco), 2 colheres (sopa) de licor Amaretto, papel filme de PVC, folhinhas de hortelã para decorar.
Modo de fazer: Coloque 8 folhas de gelatina de molho em água fria. Aqueça o néctar com 4 colheres (sopa) de açúcar e, assim que ferver, adicione a gelatina espremida (retire todo o excesso de água). Misture muito bem, não deixe ferver. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Corte os morangos (500g.) ao meio. Forre com papel filme de PVC uma fõrma de pão (25cm de comprimento e capacidade de 1,8 litros. Dentro da forma coloque a metade dos morangos e a metade da mistura de gelatina já fria. Leve para gelar até endurecer(1 e ½ hora). Coloque de molho em água fria as restantes 6 folhas de gelatina por 15 minutos, depois esprema o excesso de água. Dissolva-a em ½ xícara (chá) de água fervente, mexa muito bem. Misture o iogurte com o suco de limão, a baunilha e 4 colheres (sopa) de açúcar. Adicione a gelatina na mistura de iogurte e leve-a para gelar por 15 minutos. Bata a nata em chantilly e misture na gelatina de iogurte. Coloque essa mousse sobre a gelatina de morangos (dentro da fôrma) e deixe gelar por 1 hora. Cubra com o restante dos morangos e com o resto da gelatina de néctar. Deixe gelar por 10 horas antes de desenformar (cubra com papel alumínio). Um pouco antes de servir limpe o restante doa morangos, lave-os bem e deixe escorrer o excesso de água. Misture-os com 2 colheres (sopa) de açúcar e o licor. Bata essa mistura no liquidificador até obter um creme. Sirva as fatias da terrine regadas com esse creme e decore com hortelã.
Calorias por porção: 180
32.CREME DE LICOR DE OVOS COM MORANGOS:
Ingredientes:
250 ml de leite
200g de nata fresca (creme de leite fresco) batida em chantilly mole
100 ml de Licor de Ovos
1 de pacote de pó para pudim sabor baunilha
500g de morangos frescos, lavados e limpos
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de fazer: Numa panela cozinhe o pudim dissolvido no leite. Estando cozido deixe amornar e bata bem com um mixer. Misture ao licor e depois a nata. Deixe esfrier e gelar. Coloque esse creme num saco de confeitar (bico pitanga) e faça montinhos de creme em 4 pratos de sobremesa. Decore com os morangos cortados ao meio (gelados) e polvilhe com o açúcar de confeiteiro (use uma peneira para polvilhar). Termine por decorar com uma folhinha de menta. Sirva logo.
Porção: 4 pessoas / Calorias por porção: 290
33.MORANGOS ROMANOFF:
Ingredientes:
500g de morangos frescos e limpos
60g de açúcar de confeiteiro
50 ml de licor (Kirsch ou Grand Marnier)
425 ml de creme de leite fresco (nata fresca)
gotas de essência de baunilha
Modo de fazer: Lave os morangos e reserve alguns para a decoração. Descarte o talo dos restantes e pique-os grosseiramente. Coloque-os uma vasilha, adicione o açúcar de confeiteiro e o licor. Misture bem, cubra com filme transparente e deixe na geladeira durante 1 hora. Bata o creme de leite com a essência de baunilha, um pouco antes do ponto de chantilly. O creme deve ficar bem espesso, mas não firme. Adicione 2/3 dos morangos ao creme e bata até formar picos firmes. Coloque o creme num saco de confeitar com bico grosso. Disponha os morangos restantes picados no fundo de seis copos ou tigelas. Coloque o creme por cima, enchendo cada copo até quase a borda. Leve para gelar por 30 minutos. Sirva a sobremesa com os morangos e as folhas de chocolate da decoração.
Decoração: 3 morangos cortados ao meio (pincele o lado cortado de cada morango com 2 colheres de geléia fervida em igual quantidade de água; deixe esfriar)
Folhas de roseira lavadas e secas (pincele o lado brilhante das folhas com cerca de
100 g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria; reserve as folhas na geladeira para firmar o chocolate; no momento da finalização, retire a folha de maneira que permaneça somente o chocolate)
Porção: 6 pessoas.
34.MOUSSE ESPECIAL DE IOGURTE COM CALADA DE MORANGOS DIET:
Ingredientes da gelatina:
2 receitas de leite condensado diet, 2 latas de leite de vaca (medida do condensado), 4 embalagens de iogurte natural, 2 envelopes de gelatina em pó branca, sem sabor, dissolvida em 2/3 de xícara de água fria.
Modo de fazer: Leve em aberto ao microondas, potência alta, por um e meio minutos. Bata bem no liquidificador ou com o mixer. Unte uma forma de gelatina c/ óleo e água gelada. Coloque a mistura e leve p/ gelar por 4 horas. Desenforme num prato.
Calda de morangos:
2 caixas de morangos cortados ao meio, 4 colheres (sopa) de adoçante culinário Tal e Qual ou similar, 1 pedaço de canela em rama, 1 pitada de sal, 1 colher (sobremesa cheia) de amido de milho dissolvido em ½ xícara (chá) de água fria.
Modo de fazer a calda: Ferva os morangos com o adoçante , o sal e a canela (não colocar água). Ao ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 3 a 5 minutos. Engrosse com o amido dissolvido. Deixe esfriar e gelar. Sirva sobre a gelatina desenformada.
Porção: 8 a 10 pessoas (se quiser menor faça a metade da receita).
35.BROWNIES COM SORVETE E CALDA DE CHOCOLATE:
Ingredientes da massa: 160g de manteiga, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 180g de chocolate meio amargo picado, 180g de açúcar granulado (cristal fino), 2 ovos inteiros de tamanho grande, 2 colheres (sopa) de Rum, 2 colheres (sopa) de água, 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara (chá) de nozes picadinhas, 1/2 xícara (chá) de passas ao Rum escorridas, 1 pitada de sal, 180g de farinha de trigo especial.
Modo de fazer a massa: Coloque numa panela o manteiga, a água e o açúcar. Leve ao fogo baixo até dissolver tudo. Adicione o chocolate picado, o Rum e a baunilha. Bata muito bem até obter uma mistura homogênea. Deixe amornar e adicione os ovos um a um, bata muito bem após cada adição. Numa tigela coloque o restante dos ingredientes e junte a mistura preparada delicadamente. Unte e enfarinhe uma assadeira pequena (20 X 20cm) e nela coloque a mistura. Leve ao forno aquecido em 180 graus e asse até que fique bem firme (faça o teste do palito)
Ingredientes da cobertura: 125 g de chocolate cobertura ao leite picado, 125 g de chocolate meio amargo picado
Modo de fazer: Derreta os chocolates e resfrie normalmente, espalhe sobre os brownies cortados em quadrados. Deixe secar na geladeira por 5 minutos na geladeira.
Modo de servir: no prato de sobremesa coloque um quadrado de brownie, cubra com uma bola de sorvete de creme e decore com calda de chocolate (industrializada). Se gostar, polvilhe com crocante de nozes.
36.SORVETE TIRAMISU À MINHA MODA:
Imagem "By Carmen"
Ingredientes do creme: 600g de queijo tipo Philadélphia ou cheesecream, 12 ovos (claras em neve), 250g de açúcar, 1 colher (cafezinho) de fermento em pó, 1 pacote de biscoitos champanhe, 400g de nata fresca (creme de leite fresco)
Modo de fazer: Bata as claras em neve firme com o fermento e o açúcar (coloque-o aos poucos, bata bem após cada adição). No liquidificador coloque o queijo, as gemas e a nata. Bata bem até obter um creme liso. Misture com as claras preparadas e reserve na geladeira.
Ingredientes da calda do recheio: 150 ml de leite, 250g de chocolate meio amargo, 6 gotinhas de essência de amêndoas amargas, 1 dose de conhaque ou de Licor de Cacau, 2 colheres (sopa) de Nescafé, 1 xícara de nozes picadas
Modo de fazer a calda e o recheio: aqueça o leite e nele dissolva o chocolate picado e o café. Misture nessa calda a bebida e a essência. Deixe esfriar muito bem. Pique as bolachas em cubinhos e regue com a calda preparada. Misture as nozes picadas.
Montagem: forre uma fôrma de 28cm de diâmetro com papel aluminizado (alise-o com as costas de uma colher de sopa). Na forma coloque a metade do creme de queijo e deixe congelar no freezer por 1 a 2 horas (até firmar). Coloque o recheio e congele por mais 1 hora. Assim que estiver duro derrame o resto do creme de queijo e deixe congelar bem.
Calda de chocolate para cobrir a torta: 8 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de fazer: coloque todos os ingredientes numa panela antiaderente e de fundo grosso, deixe ferver até engrossar (mexa às vezes). Deixe esfriar muito bem. Desenforme o sorvete e cubra com o molho de chocolate frio. Decore com bombons Sedução (Nestlé), bombons Ferrero Rocher ou com crocante de nozes. Antes de servir deixe por 30 minutos na temperatura ambiente.
37.CREME DE CAFÉ COM LICOR AMARETTO:
Ingredientes para 4 pessoas:
1 ovo médio
2 colheres (sopa) de maisena
4 colheres (sopa) de açúcar
½ litro de leite
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de café instantâneo ou Café Expresso
150g de nata fresca
1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha
2 colheres (sopa) de licor Amaretto
raspas de chocolate ao leite
Modo de fazer: Separe a clara da gema. Misture bem a gema com a maisena, açúcar, o café em pó e 4 colheres (sopa) de leite. Aqueça o restante do leite e, assim que ferver, retire a panela do fogo e adicione a mistura preparada. Retorne ao fogo e deixe ferver e engrossar mexendo sem parar. Esfrie em banho-maria gelado, mexa bem para não formar uma casca dura sobre o pudim. Bata a clara em neve e misture no pudim morno. Coloque esse pudim em 4 taças e deixe gelar no refrigerador. Bata em chantilly a nata com a baunilha. Misture o licor e coloque colheradas sobre o pudim de café. Polvilhe com as raspas de chocolate e deixe gelar novamente.
Calorias por porção: 590
38.PETIT-GATÊAU:
Ingredientes:
120g de chocolate meio amargo picado
100g de manteiga
2 ovos inteiros
2 gemas
1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de fazer:
1.Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante;
2.Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados.Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido a 250ºC, por cerca de 7 até 10 minutos (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno. O petit gateau deve estar consistente por fora e mole por dentro).
Nota: Desenforme quente num prato e sirva com sorvete de creme baunilha ou nata.
Porção: 9 unidades.
39.PERAS COM SORVETE:
Ingredientes para 4 pessoas: sorvete de baunilha caseiro ou industrializado 4 pêras verdes grandes e firmes, não muito maduras ½ litro de água 2 colheres (sopa) de suco de limão 4 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha Ingredientes para o molho de chocolate; 100ml de nata fresca (creme de leite fresco) 100g de chocolate meio amargo.
Modo de fazer: Essa é uma clássica sobremesa, presente em todos os cardápios de restaurantes elegantes. Descasque as peras e corte-as ao meio, retire as sementes. Coloque a água numa panela com a baunilha e o suco de limão. Deixe ferver essa mistura e desligue a panela. Coloque as peras com cuidado nessa água quente, tampe a panela e deixe-a assim por 10 a 12 minutos. As peras estarão cozidas ao se tornarem meio transparentes (teste-as com um garfo para ver se estão macias). Deixe as frutas esfriarem dentro dessa água (isso as deixará com uma cor bonita). Coloque-as depois de frias para gelarem no refrigerador.
Modo de fazer o molho: coloque a nata numa panela e deixe ferver. Desligue o fogo e adicione o chocolate bem picado. Misture bem para que se torne um creme uniforme.
Como servir: num prato de sobremesa coloque 2 metades de peras geladas, 2 bolas de sorvete e cubra com a calda quente de chocolate.
40.FLAN REFRESCANTE DE MARACUJÁ:
Ingredientes:
8 maracujás frescos (os murchos são mais doces)
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
2 saches de gelatina em pó sem sabor branca
Modo de fazer:
Coloque a polpa do maracujá no liquidificador com 1 xícara (chá) de agu fria). Bata muito bem e peneire essa mistura. Lave o liquidificador para retirar as sementes, coloque o suco e bata novamente. Numa tigela coloque 2/3 de xícara (chá) de água fria e polvilhe a gelatina. Leve-a em aberto ao microondas, em potência alta, por 1 r ½ minutos. No liquidificador aonde está o suco, coloque o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Bata muito bem para misturar. Unte com 1 fio de óleo e água gelada uma forma para pudim. Escorra o excesso e coloque a misture batida. Deixe gelar por 6 horas e desenforme sobre um bonito prato para sobremesa.
Porção: 8 pessoas.
41.QUINDÃO ESPECIAL (MICRO-ONDAS):
Ingredientes:
5 ovos inteiros e 5 gemas, 1 pitada de sal, 1 xícara (chá) de água quente, 100g de coco seco, 400g de açúcar, 2 colheres (sopa) de margarina.
Modo de fazer:
Hidrate o coco com a água por 30 minutos. Peneire as gemas e bata tudo no liquidificador. Coloque em refratário de canudo, untado com margarina e polvilhado com açúcar. Leve ao microondas na potência alta (10) por 8 minutos.
Tempo de espera: 5 minutos
Nota: desenforme morno e sirva como sobremesa.
Porção: 6 pessoas.
Receita exclusiva “By Carmen”
42.CREME DE TRUFAS COM MOLHO DE FRUTAS VERMELHAS:
Ingredients para 4 pessoas:
250g de nata fresca (crème de leite fresco)
100g de chocolate ao leite
1 colher (chá) de maisena
125ml de suco de frutas vermelhas
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de frutas vermelhas congeladas
algumas folhinhas de chocolate para decorar
Modo de fazer: Aqueça a nata em fogo baixo. Desligue e adicione o chocolate picado, mexa bem para derreter o mesmo. Deixe esfriar e coloque para gelar (tampado) por 12 horas. Misture a maisena com 2 colheres (sopa) de suco de frutas vermelhas. Aqueça o restante do suco e, assim que ferver, adicione a mistura e mexa muito bem até engrossar. Adicione as frutas vermelhas descongeladas e ferva por pouco tempo. Deixe esfriar e coloque essa calda para gelar em 4 taças para sobremesa. Retire o creme de chocolate do refrigerador e bata-o na batedeira até obter um creme bem leve. Coloque esse creme num saco de confeitar com bico pitanga. Esprema porções desse creme dentro das taças com as frutas preparadas. Decore com as folhinhas de chocolate e sirva logo.
Calorias por porção: 410
43.PUDIM DE LEITE NATALINO:
Rendimento: 10 a 12 porções
Ingredientes: meia xícara (chá) de açúcar para caramelizar a forma, 1 lata de leite condensado, 2 vezes a mesma medida de leite, 3 ovos. meia xícara (chá) de vinho branco
Ingredientes da calda: 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
Modo de fazer:
1. Derreta o açúcar diretamente numa forma própria para pudim, em fogo brando. Reserve 2. Bata no liquidificador (ou misture numa tigela) o leite condensado, o leite os ovos e o vinho. 3. Despeje essa mistura na forma caramelizada, cubra com papel de alumínio e amarre em toda a volta com barbante. 4. Asse em banho- Maria por cerca de 1 hora e 30 minutos em forno médio (175°C) ou cozinhe em panela de pressão por 20 minutos. Desenforme o pudim depois de frio. 5. Faça a calda derretendo açúcar em fogo brando. Junte meia xícara (chá) de água fervente e dissolva o caramelo. Acrescente as frutas cristalizadas e deixe apurar por cerca de 10 minutos. Despeje esta calda, depois de fria, sobre o pudim.
Fonte: livro “O Doce Brasileiro” do acervo culinário Nestlé
44.SORVETÃO DE MARACUJÁ:
Ingredientes da calda de chocolate: 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de leite, 5 colheres de sopa de achocolatado em pó, uma pitada de sal, 1 colher (sobremesa) de margarina.
Modo de fazer a calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, cozinhe por aproximadamente 4 minutos apos levantar fervura (ela deve ficar uma calda grossa). Caramelize com essa calda uma forma de funil central (de pudim) e leve ao freezer para congelar. Esta receita rende uma forma de funil central grande ou duas pequenas.
Ingredientes do sorvetão de maracujá: 6 maracujás grandes (ou 9 médios), 2 latas de leite condensado, 4 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de fazer: Corte os maracujás ao meio e retire a polpa. Coloque no liquidificador e junte uma xícara (chá) de água. Ligue e desligue o aparelho várias vezes (ou deixe na tecla pulsar), para separar a polpa das sementes, sem triturá-las. Coe o suco em peneira fina. Despeje o leite condensado no liquidificador e acrescente uma medida da lata do suco de maracujá coado. Junte o suco de limão e bata a mistura até obter um creme denso e homogêneo. Despeje em fôrma de pudim (de furo no meio), e leve ao congelador de geladeira comum por 5 a 7 horas, ou 4 a 6 horas em freezer.

45.BRIGADEIRÃO:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
4 ovos médios
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
manteiga para untar a forma
chocolate granulado para decorar
Modo de fazer: Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o chocolate em pó, o trigo, a manteiga e as gemas.Bata as claras em neve firme e misture-as cuidadosamente no creme batido. Unte uma forma de pudim com bastante manteiga e derrame a mistura dentro. Asse em banho-maria, em forno médio (180 graus) por 1 hora. Deixe esfriar e leve para gelar bem. Desenforme depois de gelado e decore com chocolate granulado, cobrindo todo o pudim.
46.PUDIM DE LARANJAS COM CROCANTE:
Ingredientes da calda:
2 xícaras (chá) de açúcar União
Modo de fazer: caramelize uma forma de canudo com o açúcar e forre-a totalmente com a calda. Reserve e deixe esfriar bem.
Ingredientes do pudim:
2 latas de leite condensado, 6 ovos médios, 2 latas (medida do leite condensado) de suco de laranjas, 1 colher (cafezinho de essência de casca de laranjas doces
Modo de fazer: coloque todos os ingredientes do pudim no liquidificador e bata bem. Coloque essa mistura dentro da forma preparada e coloque a mesma sobre a panela de banho-maria, que já deve conter 3 dedos de água fervente. Tampe com a tampa da mesma e deixe ferver em fogo alto por 50 minutos. Retire do banho-maria e deixe esfriar muito bem. Leve para a geladeira e deixe esfriar por 6 horas.
Crocante comum: caramelar 1 e ½ xícara (chá) de açúcar União e derrame o caramelo numa forma levemente untada com manteiga. Deixe esfriar muito bem e secar. Quebre o crocante com um batedor de bifes. Desenforme o pudim e polvilhe o caramelo na parte superior do pudim.
Nota: Sirva bem gelado.
47.SORVETE DE CREME COM CHOCOLATE BRANCO:
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado - 1 lata de creme de leite
- 1 colher (sopa) de pó saborizante para sorvete sabor creme
algumas gotinhas de corante amarelo (comestível) - 1/2 barra de chocolate branco - 1 lata de leite (medida da leite condensado)
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, inclusive o soro do creme de leite. Após, coloque em um pirex e leve ao congelador para gelar por 2 horas e meia.
Dicas:
Para fazer sorvete de chocolate ou coco, são os mesmos ingredientes, só substitua por chocolate preto ou coco ralado. Para um sorvete mais cremoso prepare esta receita na Máquina de Sorvetes.
48.TORTA DE SORVETE "SONHO DE VALSA":
Ingredientes:
- 10 bombons “Sonho de Valsa” - 3 ovos - 2 latas de leite condensado - 2 latas de leite - 4 colheres (sopa) de Nescau - 4 colheres (sopa) de açúcar - 1 caixinha de creme de leite
Modo de fazer:
1. Junte numa panela as gemas (peneire), o leite condensado e o leite. Mexa e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e coloque o creme num pirex. Deixe esfriar.
2. Após esfriar, pique 6 bombons em cima do creme.
3. Prepare uma calda com meio copo de leite e 4 colheres de sopa de nescau. Misture bem. Espalhe essa calda sobre os bombons.
4. Bata as claras em neve com 4 colheres de açúcar. Misture às claras o creme de leite que deve estar bem gelado (se usar lata, tire o soro). Coloque sobre os bombons.
5. Pique os 4 bombons restantes e coloque em cima da mistura da clara em neve com o creme de leite. Leve ao freezer por 1h20 antes de servir.
Fonte: docecasinha.blogspot.com (acesse e confira suas delícias)
1.PANETTONE COM SORVETE:
Ingredientes:
1 panetone grande (750g)
10 a 15 colheres de sopa de sorvete de chocolate
1 lata de creme de leite
1 tablete de chocolate ao leite
Modo de fazer:
1.Corte uma fatia da parte inferior do panetone e, com as mãos, retire uma boa quantia da parte interna do doce (sem furar a casca)
2.Em uma tigela, misture a massa retirada com o sorvete de chocolate
3.Preencha o panetone com a mistura e recoloque a fatia cortada
4,Leve ao freezer
5.Derreta o chocolate em barra e misture com o creme de leite
6.Distribua esse creme sobre o panetone e decore a gosto
Dica: Deixe o sorvete na geladeira algum tempo antes de misturá-lo com o panetone para que fique cremoso.
2,TORTA NATALINA DE SORVETE DE BAUNILHA:
Ingredientes:
4 ovos médios, 4 colheres (sopa) de água quente, 150g de açúcar, 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha, 1 pitada de sal, 100g de farinha de trigo, 100g de araruta, 3 colheres (chá – rasas) de fermento em pó.
Modo de fazer:
Bater na batedeira os ovos e o sal (claras e gemas) por 2 minutos, junte a água e bata por mais 2 minutos até obter uma mistura espumosa (bater em velocidade alta). Adicione o açúcar e a baunilha aos poucos, bata por mais 2 minutos. Desligue e misture os farináceos (misturados com o fermento). Unte o fundo de uma fôrma de aro removível com manteiga e forre-a com uma rodela de papel manteiga. Unte o papel com manteiga e polvilhe com trigo (não unte e nem polvilhe as laterais da fôrma). Coloque a massa na forma (26 a 28cm de diâmetro) e leve para assar em forno aquecido em 200 graus. Deixe quase esfriar e solte as laterais com o auxílio de uma faca afiada. Depois de fria corte em 2 rodelas. Use 1 e congele a outra.
Ingredientes do sorvete:
500 ml de leite, 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha, 1 pitada de sal, 3 gemas, 2 colheres (sopa) de amido de milho, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 pacote de nata fresca (400g – creme de leite fresco) batida em chantilly mole.
Modo de fazer o creme do sorvete:
Numa panela coloque o leite, as gemas, o amido e a baunilha. Bata essa mistura com um mixer e leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até obter um creme como um pudim. Deixe amornar, mexa sempre para não formar uma crosta na superfície. Bata as claras em neve firme com o sal e com 3 colheres (sopa) de açúcar. Bata o chantilly e misture o mesmo com as claras. Junte a mistura de nata ao creme (use um fouet) e reserve.
Ingredientes do creme de chocolate para a cobertura:
8 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa - cheia) de manteiga.
Modo de fazer a cobertura:
Coloque todos os ingredientes numa panela em fogo baixo e deixe ferver até engrossar (mexer sempre). Bata bem e deixe esfriar.
Montagem:
No centro de um prato para tortas coloque 1 rodela da massa preparada. Rodeie a mesma com um aro para montagem de tortas (25cm de diâmetro) untado levemente com óleo. Molhe a massa com refrigerante Guaraná ou com calda de cerejas ao Marrasquino (ou calda de cozimento de damascos). Cubra com o creme de sorvete e leve ao freezer para congelar por 10 horas. Desenforme retirando o aro (esquente o mesmo jogando ar quente de um secador nas laterais da torta – é uma ótima dica). Cubra com o molho levemente gelado e decore com cerejas ao Marrasquino e raspas de chocolate meio amargo.
Porção: 16 a 18 fatias.
Nota: pode ser congelada por 3 meses, Se quiser dar um ar mais natalino coloque no sorvete nozes picadas e pedacinhos de panetone embebidos levemente em vinho branco.
3.PUDIM DE LEITE NATALINO:
Rendimento: 10 a 12 porções
Ingredientes: meia xícara (chá) de açúcar para caramelizar a forma, 1 lata de leite condensado, 2 vezes a mesma medida de leite, 3 ovos. meia xícara (chá) de vinho branco
Ingredientes da calda: 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
Modo de fazer:
1. Derreta o açúcar diretamente numa forma própria para pudim, em fogo brando. Reserve
2. Bata no liquidificador (ou misture numa tigela) o leite condensado, o leite os ovos e o vinho.
3. Despeje essa mistura na forma caramelizada, cubra com papel de alumínio e amarre em toda a volta com barbante.
4. Asse em banho- Maria por cerca de 1 hora e 30 minutos em forno médio (175°C) ou cozinhe em panela de pressão por 20 minutos. Desenforme o pudim depois de frio. 5. Faça a calda derretendo açúcar em fogo brando. Junte meia xícara (chá) de água fervente e dissolva o caramelo. Acrescente as frutas cristalizadas e deixe apurar por cerca de 10 minutos. Despeje esta calda, depois de fria, sobre o pudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About