Pages

Labels

domingo, 25 de março de 2012

SEGREDOS PARA A BATATA FRITA FICAR CROCANTE E SEQUINHA

Batata frita é praticamente uma unanimidade mundial. Essa  Mas para  que ela fique irresistível é preciso estar sequinha e crocante. E para isso há alguns truques usados pelas grandes redes de lanchonetes.
O principal deles é usar o tipo de batata certo, como Asterix ou Baraca e cortá-las em palitos do mesmo tamanho.
Depois, o pulo do gato é pré fritar os palitos de batatas em óleo mais frio (150º) e depois congelá-los para, aí sim, fritá-los definitivamente em óleo quente.
Também colocar uma colher de amido de milho no óleo da fritura final. Siga a receita e você terá  batata de lanchonete na sua casa. E com um bifinho e um arroz branco não tem pra ninguém. 

Ingredientes:

1kg de batatas Barraca ou Asterix
500ml de óleo vegetal, ou quando baste para fritar
Sal a gosto
1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Preparo:

Escove (descasque, se quiser) e corte as batatas em palitos de cerca de um dedo de grossura e de, no máximo, 15cm de comprimento. Mantenha-os em água fria com 1 colher de sopa  de sal até, o momento da fritura, para impedir que percam a cor. Escorra e seque bem as batatas.
Para a pré-fritura
Aqueça o óleo a aproximadamente 150°C. Adicione as batatas em lotes e frite-as até que fiquem macias, mas não douradas ( o tempo varia segundo o tamanho das batatas)
Escorra bem as batatas e transfira para recipientes forrados com papel absorvente, separando-as em porções se desejar. Coloque as espalhadas em uma assadeira grande ou outro recipiente, de modo que fiquem separadas. Leve para congelar. Estas porções podem ser congeladas por até um mês.
Para a fritura final
Reaqueça o óleo a aproximadamente 190°C e coloque o amido de milho, misturando. Agora, frite os palitos de batata até que dourem e fiquem bem cozidas. O tempo médio é de três minutos. Escorra-os bem, por cinco ou seis segundos com uma escumadeira. Transfira-os para uma assadeira forrada com papel toalha e tempere-os com sal a gosto. Sirva imediatamente.
DICAS (o pulo do gato!)
- Escolha batatas de tamanho parecido (no máximo 15 centímetros de comprimento) para os palitos fritarem de modo homogêneo. Ou separe-os de acordo com o comprimento e frite em várias levas.
- Para ficar crocante, os palitos de batata devem ir para o óleo frias.  Assim que cortados, os palitos devem ser imediatamente mergulhados em um recipiente com água, cubos de gelo e uma colher de sopa de sal. Depois, seque-os com um pano de prato ou vão borbulhar excessivamente quando em contato com o óleo.
- Nem todo mundo tem fritadeira em casa. Use uma panela grande ou então faça porções menores de cada vez do que batatinhas grudadas.
- Para conservar as batatinhas quentes e crocantes preaqueça o forno em temperatura baixa (entre 70º e 90º), espalhe os palitos sobre uma assadeira forrada com papel toalha e mantenha-os ali enquanto frita outras porções.
- Na pré-fritura, o óleo deve ser um pouquinho mais frio (próximo dos 150ºC) do que na fritura final (perto dos 180ºC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About