Pages

Labels

segunda-feira, 26 de maio de 2014

BOLO DE NOZES E COCO


Ingredientes:
do bolo de nozes:
- 6 ovos

- 250 grs de nozes finamente moídas
(passadas no processador ou liquidificador)
- 4 colheres de sopa (colher-medida nivelada) de farinha de rosca

- 1 xícara de açúcar
- 1 colher (chá) de fermento em pó

- 1/2 colher de chá de sal

do bolo de coco:
- 1 xícara de manteiga ou margarina sem sal
- 1 xícara de açúcar
- 5 ovos
- 1 pacote de 100 grs de coco ralado (hidratado em 2/3 de xícara de água quente por 20 minutos) OU 1-1/2 xícara de chá de coco fresco ralado (eu usei o fresco)
- 1 vidro de leite de coco
- 3 xícaras de farinha de trigo peneiradas com
- 1 colher de sopa (medida/nivelada) de fermento em pó
- 2 colheres de chá de baunilha
- ½ colher (de chá) de sal
do recheio de coco:
- 2 latas de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem o soro
- 1 pacote de 100 grs de coco ralado, hidratado em 1/2 xícara de água quente (por 20 minutos)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de baunilha
do recheio de damasco:
- 4 xícaras de damascos secos
- água suficiente para hidratar os damascos
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada (opcional)
da calda:
- 2 xícaras de açúcar
- 1/1-2 xícaras de água
- rum ou baunilha para aromatizar
Decoração:
- 1 pacote de 500 grs de pasta americana branca, comprada pronta
- corante rosa
- corante verde
- açúcar de confeiteiro o suficiente para amassar a pasta americana
Preparo:
do bolo de nozes:
Pré-aqueça  forno a 160°
Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata por 10/12 minutos, na velocidade máxima, até formar um creme bem claro e fofo.
Acrescente (misturando à mão), a farinha de rosca, e o restante dos ingredientes (as nozes, inclusive)
Despeje em forma redonda untada, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada.
Leve ao forno por cerca de 50 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.
Espere amornar e desenforme. Reserve e só corte em camada depois de frio.
do bolo de coco:
Pré-aqueça o forno a 160°
Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme claro e fofo. Acrescente os ovos um a um, acrescente o coco, vá batendo, e alterne a farinha peneirada com o fermento e sal, com o leite de coco e a baunilha.
Despeje em forma redonda, untada, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo. Deixe amornar e desenforme, deixando para cortar em camadas depois de frio.
do recheio de coco:
Misture todos os ingredientes na panela e mexa até formar um creme espesso, mas antes do ponto de enrolar. Passe para um prato e deixe esfriar para aplicar no bolo.
do recheio de damascos:
Deixe os damascos de molho de um dia para outro. Leve para ferver por uns 20 minutos numa panela. Escorra o líquido, e passe no liquidificador ou processador.Volte os damascos para a panela com açúcar e o limão. Deixe o doce apurar em posto de pasta, lembrando que depois de firo ele engrossa um pouco. Reserve.
da calda:
Leve a água e o açúcar para ferver por cerca de 8 minutos. Acrescente o rum e/ou bainilha e regue as camadas do bolo enquanto bem quente.
Montagem do bolo:
Corte cada bolo ao meio.
Posicione o aro da forma do bolo no prato de servir, e dentro coloque uma camada do bolo de coco. Regue com a calda, espelhe uma parte do recheio de damasco. Por cima, uma camada do bolo de nozes, regue com a calda e um pouco do recheio de coco. Proceda da mesma forma com a outra camada do bolo de coco, e o de  nozes. Por cima do bolo todo, espalhe o restante do recheio de coco, retire o aro, e por cima e em volta do bolo todo, espalhe com uma espátula, um pouquinho do recheio de damasco, para servir de “cola” para a pasta americana.
O ideal é deixar esse bolo “descansando” em temperatura ambiente, de um dia para outro, para firmar bem.
Enquanto isso, retire do pacote, 1/3 da pasta americana, divida essa parte em 2, e em cada uma coloque umas gotinhas de corante (numa, rosa, ou vermelho – na outra, o verde). Em cada uma dessas partes adicione um pouquinho de açúcar de confeiteiro o suficiente para não grudar nas mãos. Polvilhe um pouquinho desse açúcar na bancada, e abra a pasta americana com um rolo. Recorte algumas flores e folhas de tamanhos variados. Com um boleador, aperte levemente o centro de cada flor, sobre a palma de sua mão. Deixe secando sobre uma assadeira forrada com papel alumínio até o dia seguinte. Pressione sobre cada folha, um palito para formas os “veios”, e algumas delas, deixe secando na beirada da assadeira, para ficar com a pontinha levantada.
No centro de cada flor eu coloquei um pinguinho de glacê real (clara + açúcar), e “colei” um confeito prateado. (Guarde o restante do glacê real num saquinho para “colar” no  dia seguinte, as flores no bolo)
No dia seguinte, faça a
Decoração:
- Amasse a pasta americana branca restante sobre uma superfície, acrescente um pouco de açúcar de confeiteiro e amasse mais um pouco.
Polvilhe esse açúcar na bancada e abra a pasta americana com um rolo. Abra num diâmetro suficiente para cobrir todo o bolo.
Leve a pasta aberta para cima do bolo (que estará ao lado), rapidamente, e com as mãos ajeite-a nas laterais do bolo.
Com um cortador de pizza ou uma faquinha, recorte o excesso da pasta. Faça um rolinho com as mãos (tipo uma corda) e posicione em toda a volta, entre o bolo e o prato, cobrindo a emenda.
Recorte a ponta do saquinho que vc guardou, com o glacê real, e vá “colando” as flores e folhas, aleatoriamente, sobre o bolo.
(eu usei depois de tudo, um spray rosa pink, de corante alimentício, da Wilton).
Não leve à geladeira, pois coberturas à base de açúcar – e pasta americana é uma delas), tendem a “melar” quando voltam à temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About