Pages

Labels

sábado, 1 de junho de 2013

TRUQUES PARA DEIXAR O BOLO MAIS SABOROSO


Truques para deixar o bolo mais saboroso
Foto: Thinkstock/Getty Images
Quem é que não gosta de um bolo macio, saboroso com um café bem quentinho? Muito bom, não é mesmo? Para preparar essa maravilha, anote as dicas especiais da Vovó Palmirinha, verifique se você tem todos os ingredientes da receita e mãos à obra! Todos vão pedir bis!
Temperatura dos ingredientes
Um pouco antes de preparar o bolo, retire os ingredientes da geladeira, como ovos, frutas ou legumes (se houver na receita), fermento, leite. Eles precisam estar em temperatura ambiente para agirem melhor na massa.
Na batedeira…
Bata primeiro as claras em neve até ficarem bem firmes. Dessa maneira, você não precisa lavar as pás da batedeira para batê-las depois. Na hora de incorporar as claras em neve à massa, desligue a batedeira e misture delicadamente com uma colher para o bolo ficar bem aerado.
No liquidificador…
A massa também fica muito fofinha quando feita com este eletrodoméstico tão prático! Coloque primeiro os ingredientes líquidos no copo, para bater com mais facilidade e a massa não ficar com pedaços grandes de alguns ingredientes. O liquidificador só não bate claras em neve, mas a textura da massa não fica devendo em nada para a massa de batedeira. Lembre-se de colocar o fermento por último e misturar com uma colher.
Força nas mãos!
Sem liquidificador ou batedeira, também é possível preparar um bolo macio e gostoso! Uma colher de pau ou um fuê (batedor manual feito de arame) são ideais para bater a massa. Este último pode bater as claras em neve, que deixam a massa mais fofinha.
Bem quentinho!
O forno deve ser preaquecido para assar o bolo com perfeição. Acenda uns 15 minutos antes de colocar a massa. Se ele ainda estiver com a parte de vidro da porta embaçada, é porque não está quente o suficiente. E, atenção: não abra o forno nos primeiros 15 minutos enquanto o bolo estiver assando, pois a massa pode parar de crescer.
Mais dicas
1. Para que o bolo fique com uma altura perfeita, utilize o tamanho da fôrma pedido na receita.
2. A massa crua deve preencher até 2/3 da fôrma, para que não transborde, nem fique muito fina.
3. Independente da maneira que for feito o bolo (batedeira, liquidificador ou colher), o fermento é sempre adicionado por último, pois, se ele bater muito, perde a sua função de fazer crescer a massa.
4. Para o bolo sair certinho da fôrma, unte-a com bastante margarina e farinha de trigo, espere esfriar, passe uma faca em volta da fôrma e desenforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About