Pages

Labels

quarta-feira, 18 de junho de 2014

TRABALHANDO COM PASTA AMERICANA PASSO A PASSO

 Tive a oportunidade de fazer alguns cursos de decoração de bolo, e com isso comprei  revistas sobre o assunto. Estou colocando esse passo a passo, pois antes tinha muita dificuldade em trabalhar a massa, pois não sabia os truques básicos, que a gente só descobre fazendo aulas. Dou algumas dicas de substituição de material, pois alguns são bem caros para adquirir, e as vezes nem tão caros, mais falta a "verba" pra comprar.Espero que seja de alguma valia e que minha explicação esteja bem clara.
1º- Prepare 1 bolo de 25 cm e  1 de 35 cm, com 6 cm de altura. Na foto só tem um recheio, mais eu normalmente recheio com 4 camadas. Mais se não tiver prática, faça só com um camada generosa de recheio.
Dica* Antes de rechear não esqueça de molhar a massa do bolo com uma calda neutra. Não ensope a massa, o ideal é você ter um "Bule" próprio para molhar, o bico tem vários furos. Você também pode fazer, pegue uma garrafinha,(Daquelas que vem o "catchup"), lave bem, coloque a calda e na boca da barrafa cubra 2 vezes com "papel filme", com cuidado fure o papel filme com garfo, depois coloque a tampa, esta pronta para usar.
2º- Cubra todo o bolo com doce de leite, ou um glacê fino, ou uma geléia, ou gel de brilho para papel de arroz. Dica* Eu cubro sempre com glacê "molinho"com base de gordura ou manteiga, para que a pasta grude bem ao bolo.
3º- Retire a pasta americana da embalagem, e coloque ela dentro de um saco resistente grande, e sove bem, assim você não precisa colocar açúcar impalpável para sovar a pasta.
 Quando ela tiver bem macia e bem maléavel, retire do saco e sove só mais um pouquinho na bancada limpa.
Dica* A melhor bancada para trabalhar a massa é "granito" ou mármore, isso é  a minha opinião!
4º- Peneire açúcar impalpável na bancada, fazendo um círculo maior que a circuferência do bolo (some altura e largura, que vai ter o tamanho da pasta para cobrir o bolo).
Dica* Compre uma régua grande ou fita métrica para fazer essa soma, ou use um barbante grande. Escrevendo parace difícil, mais quando fizer vai ver ver que é bem fácil, nada complicado.
5º- Transporte a massa no próprio rolo que abriu, ou em um tubo maior de "PVC", que utilize para isso.
Dica* Quando for comprar um tubo de PVC, dê preferência para os mais grossos.
6º- Suavemente mais firme, cubra toda a superfície do bolo "maior", que deve estar já na tábua, faça movimentos circulares com a palma da mão. 
Dica * Suporte para aguentar o peso de outro bolo por cima.  Antes de cobrir com a pasta, meça a altura do bolo com palito para churrasco, corte rente a massa do bolo e faça 5  rolinhos com 5 palitos cortados nesse tamanho. Junte com uma fita cola, depois encape todosos 5 rolinhos com papel aluminio. Feito isso meça o meio do bolo e afunde, sem medo o 1º rolinho, os outros 4 distribua ao redor, no jeito que ao colocar o bolo menor, ele fique em cima desses suporte. Só agora você pode cobrir com a pasta.
Essa é uma opção para quem não tem "banquinho de suporte" ou não pode comprar.
7º- Com a espátula própria alise lateral e superfície.
Dica* Essa espátula é de plástico muito parecida com as que pedreiros usam. E não é cara, se acha em lojas especializadas em confeitaria.
8º- Corte o excesso da massa, e guarde as sobras dentro de um plástico para não resecar.
9º- Repita o processo no outro bolo menor, que deve estar em uma base de isopor fininho, do mesmo tamanho da massa para não ter sobras nas laterais.
 
10º- Depois de coberto, levente delicadamente esse bolo com a ajuda de uma espátula firme e transporte para cima do bolo maior já coberto.
* Dica: A pasta america, não gosta de água então cuidado quando masusear, todo o material e a bancada devem estar bem secos.
* O glacê real é o melhor para a decoração em pasta.
* Existe inumeras idéias no mercado para decoração, flores de açúcar, flores de biscuit, flores de tecidos, bichinhos, casinhas, etc..
  * Depois disso use sua imaginação, dicas, fotos para decorar seu bolo sempre com harmonia.
* Em breve vou colocar a receita dos glacês real e o isolante (que pode cobrir o bolo antes da pasta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About