Pages

Labels

segunda-feira, 25 de julho de 2011

COMO PRERARAR TOMATES SECO EM SUA CASA














COMO FAZER TOMATE SECO NO FORNO DOMÉSTICO:
Em nossa horta, produzimos tantos tomates que é impossível comer todos ainda frescos. Tentei secá-los ao ar livre, mas não estamos no sul da Itália. Embora o ar seja suficientemente seco durante o dia, há muita umidade à noite.
Decidi então usar o forno, sabendo que deveria deixar a porta entreaberta para que a umidade pudesse sair. Na primeira tentativa, usei uma colher de pau, mas era muito pesada e acabou caindo.
Resolvi então usar uma rolha - o que temos em abundância - e funcionou, pois é leve e mantém-se no lugar. Se você gosta de tomate seco, vai adorar essa técnica: não é preciso nem sol, nem muito espaço!
1º Passo: Prepare os tomates. Corte-os ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes com a mão. Coloque-os numa assadeira - de preferência bem rasa -, com o lado cortado para cima e tempere levemente com sal.
2º Passo: Leve ao forno. A assadeira deve ficar no meio do forno. Se for mais de uma assadeira, cuide para que as grelhas fiquem bem separadas, como se dividissem o forno em três partes.
3º Passo: Mantenha a porta do forno entreaberta usando uma rolha. Coloque-a no sentido vertical, entre a parte de cima da porta e o forno.
4º Passo: Ajuste a temperatura. Aqueça o forno à temperatura mais baixa possível. Mantendo-se essa temperatura, os tomates estarão secos em cerca de 4 a 6 horas, dependendo da potência do gás e da espessura dos frutos. Estarão prontos quando a pele estiver enrugada e a parte de dentro, seca.
5º Passo: Conserve-os em potes. Tempere os tomates com vinagre balsâmico até que fiquem úmidos, mas não encharcados. Disponha-os em potes e cubra com azeite de oliva de boa qualidade. Podem ser guardados por várias semanas.
Perfil do chef - Dick Erath tem desempenhado, nos últimos 30 anos, papel importante na indústria vinícola de Oregon, fabricando vinhos que refletem sua habilidade em várias etapas do processo, desde o vinhedo até o engarrafamento. Para ele, os grandes vinhos são cultivados, e não produzidos; por isso está sempre experimentando novas técnicas de vinicultura.
Sua primeira safra foi um sucesso: produziu 216 caixas de vinho, incluindo dois ganhadores de medalha de ouro - um pinot noir e um riesling - concedidas pela Seattle Enological Society. Atualmente, seus vinhedos ocupam mais de 465 mil metros quadrados e produzem mais de 35 mil caixas de vinhos por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About