Um dos peixes mais preparados na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa, o bacalhau é salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco.
É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas e com colesterol quase zero. É um peixe saudável e totalmente natural.
O modo de conservar o Bacalhau seco e salgado vem sendo usado por mais de 500 anos, vem da época das grandes navegações, longas e imprevisíveis viagens, em que se fazia necessária
a preservação desse alimento.
Graças a esse método aprovado ao longo de muitas gerações, só a água é retirada, conservando assim todas as qualidades do peixe fresco proteinas, ferro, cálcio e vitaminas (em especial a vitamina B).
Para dessalgar o bacalhau, as dicas abaixo podem ajudar:
A dessalga
• 0 bacalhau deve ser conservado sempre na geladeira, mesmo quando salgado.
• Para dessalgar melhor o bacalhau, conservando suas características nutricionais e as postas firmes, coloque-o de molho na geladeira, em travessas grandes com bastante água. Esse processo, além de tirar o sal, devolve a maciez da carne.
• É aconselhável acrescentar algumas rodelas de limão, sem espremer, o que torna o bacalhau mais branquinho e diminui o aroma da dessalga.
• De preferência, não ferva o bacalhau. Além de cancelar algumas propriedades nutricionais, a fervura compromete a maciez, deixando o bacalhau duro e fibroso.
• Quanto mais grosso o bacalhau, mais tempo ele deve ficar de molho.
Tabela nutricional de 100 g de bacalhau seco:
Proteínas: 38 g
Gordura: 1 g
Cálcio: 60 mg
Ferro: 1,6 g
Vitamina B: 2,61 ml
Água: 40 g
Calorias: 80 Kcal
Nenhum comentário:
Postar um comentário