Pages

Labels

domingo, 10 de junho de 2012

BRIGADEIROS CARAMELADO



Ingredientes:
Brigadeiro
· 1 lata de leite condensado
· 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó
· 1 colher (sopa) de manteiga
· manteiga para untar
Caramelo
· 2 xícaras (chá) de açúcar
· 1 colher (sopa) de vinagre
Modo de Preparo:
Brigadeiro
Em uma panela, junte o leite condensado, o Chocolate em Pó e amanteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Coloque o brigadeiro em um prato untado até esfriar. Unte as mãos e faça bolinhas com pequenas porções de massa. Leve ao freezer até ficarem firmes.
Caramelo
Em uma panela, coloque o açúcar, o vinagre e uma xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura. Retire os docinhos do freezer e passe-os um a um na calda de caramelo, com o auxílio de um palito. Deixe-os esfriar sobre uma superfície untada com manteiga. Coloque os brigadeiros em forminhas para docinhos ou sobre papel celofane.
Congelamento
Se desejar, congele os docinhos antes de banhá-los. Para isso, disponha-os em camadas, em uma embalagem de plástico rígido, separados por filme plástico. Cubra com filme plástico e feche bem a embalagem. Etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire-os da embalagem e deixe-os em temperatura ambiente por cerca de 4 horas. A seguir, banhe-os na calda de caramelo ou fondant.
Dica
Os brigadeiros devem ser passados no caramelo cerca de 6 horas antes de serem servidos, para não melarem. – Para verificar o ponto de bala dura, retire um pouco da calda e coloque-a em água fria. A calda deve ficar dura e quebradiça ao ser retirada da água. – O vinagre é usado para dar brilho e evitar a cristalização do açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About