Pages

Labels

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CASSOULET DE FRUTOS DO MAR AO CURRY


MJ9Estudio-3 (1)
Vocês sabem que casssoulet é uma espécie de feijoada com feijão branco, né?  Então, esta receita é um prato com feijão branco, mas é a única coisa em comum com um Cassoulet, o resto é uma total releitura.
Tem mais de um ano que ensaio esta receita. Vivia adiando fazê-la por vários motivos, não tinha os ingredientes, nem oportunidade, preguiça, etc.
Enfim, no final de semana passado resolvi fazer e estou muito arrependida…..DE NÃO TER FEITO ANTES…
Ficou MUITO BOM. Modéstia à parte. Aliás vi uma frase outro dia que me dá “licença poética” para esta e qualquer outra receita que apareceu ou aparecerá por aqui. Modéstia é para os fracos. KKKK. Frase muito pretensiosa, mas verdadeira.
Sério agora, o molho leva creme de leite fresco, curry e temperos deliciosos, e juntamente com os frutos do mar e o feijão ficou uma proposta bem original e impressionantemente leve, fresca e aromática.
É um pouco elaborada pois temos que fazer o feijão, depois grelhar os frutos do mar e fazer o molho, mas é um trabalho que esquecemos quando provamos a comida.
Típica idéia para inovar e surpreender nosso paladar e nossos convives.
MJ9Estudio-7

Serve 6 pessoas.
1 kg de frutos do mar (lula, polvo e vôngole)
500 g de camarão grande
500 g de feijão
2 cebolas grandes (1 inteira e 1 picada)
1 cabeça de alho cortada ao meio
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
4 tomates picados ou 1 lata de molho de tomate caseiro
2 colheres de sopa de tomilho
4 colheres de sopa de salsinha bem picadinha
100 g de manteiga
400 ml de creme de leite fresco
150 ml de vinho branco
1 colher de sopa de curry amarelo
1 pimenta dedo-de-moça picada ou 1 colher de chá de tabasco
Sal e pimenta do reino a gosto
MJ9Estudio-1 (4)
1. Coloque o feijão de molho por no mínimo 4 horas. Gosto de deixar de molho a noite toda. Depois leve-o para uma panela de pressão com a cebola cortada em dois grandes pedaços, a folha de louro, e a cabeça de alho cortada na metade e um pouco de sal. Cozinhe-o até os grãos ficarem macios, mas cuidado para não deixá-los  muito moles pois serão mexidos com os frutos do mar e com o molho. Reserve.
2. Tempere os camarões e os frutos do mar com sal e pimenta-do-reino. Reserve
3. Leve a uma panela metade da manteiga e um fio de azeite e frite a cebola, doure o alho e  acrescente a pimenta dedo-de-moça. Inclua o tomilho e o curry e espere aquecer.  Ponha os tomates picados, ou o molho de tomate e aqueça.Inclua o vinho branco e espere evaporar o álcool, coloque o creme de leite e deixe por 5 minutos ou até reduzir ligeiramente o molho. Coloque o sal e a pimenta do reino. Reserve.
4. Grelhe os camarões e os frutos do mar em uma frigideira com o restante da manteiga e o azeite, em etapas, aos poucos. Isto evita que eles soltem muita água. Reserve.
5. Coloque em uma panela grande os feijões, os frutos do mar e o creme de curry. Por último inclua a salsinha e acerte o sal.
Sirva rapidamente com arroz de coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About