Pages

Labels

sábado, 14 de junho de 2014

RECEITAS VARIADAS DE BOLO DE CHOCOLATE


O bolo de chocolate é uma opção tradicional para o lanche e para a sobremesa, que agrada tanto crianças quanto adultos. Para variar um pouco o bolo com recheio de brigadeiro, veja algumas receitas diferentes.





Ingredientes:8 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
2 ovos
3 tabletes de chocolate meio amargo (600 g)
1/2 xícara de chá de leite quente
1 1/2 xícara de cháde farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
8 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de café de essência de amêndoas
1/2 xícara de chá de amêndoas torradas e em lascas

Modo de preparo:Prepare a massa: bata 6 1/2 colheres de sopa de manteiga com o açúcar e as gemas na batedeira por 5 minutos. Reserve. Derreta 1 tablete de chocolate em banho-maria, despeje na mistura de açúcar e alterne com o leite, a farinha de trigo e o fermento peneirados. Bata por mais 10 minutos. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore à massa delicadamente. Despeje em uma forma untada com 1 colher de sopa de manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio preaquecido, até que, enfiando um palito, ele saia limpo.

Prepare o recheio: ponha, em uma panela, o creme de leite, 1/2 colher de sopa de manteiga e leve ao fogo alto por 3 minutos, ou até ferver. Retire, junte 2 tabletes de chocolate meio amargo ralado e a essência de amêndoas e misture bem até o chocolate derreter. Leve à geladeira por 2 horas. Desenforme o bolo e retire a superfície e as laterais. Corte-o ao meio e espalhe metade do recheio em uma das metades e cubra com a outra. Use o restante do recheio como cobertura e decore com as lascas de amêndoas. Sirva o bolo gelado.

Dica: se preferir, substitua as amêndoas por amendoim ou castanha de caju.



Ingredientes:4 ovos
2 1/4 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
5 colheres (sopa) de mel
Chantilly a gosto
Chocolate derretido para mesclar

Modo de preparo:Na batedeira, bata as claras em neve. Continue batendo, acrescente uma a uma as gemas, 1 xícara de chá de leite, o açúcar, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 4 colheres de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de margarina. Misture o fermento em pó e coloque a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada.

Asse no forno pré-aquecido a 200 ºC durante 40 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Deixe esfriar e desenforme.

Prepare o recheio: em uma panela, misture o leite condensado, 1 xícara (chá) de leite, o creme de leite, 2 colhers (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de margarina e o mel. Cozinhe no fogo brando, mexendo sem parar até soltar do fundo da panela. Coloque em um refratário, cubra com filme plástico e deixe esfriar. Desenforme o bolo, corte ao meio, umedeça com uma mistura de 1/4 de xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de achocolatado e recheie. Cubra com o chantilly e mescle com o chocolate derretido.

Dica: para mesclar a cobertura, pingue sobre ela gotas de chocolate derretido e espalhe com uma colher.




Ingredientes:5 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
600 g de chocolate ao leite picado
1 lata de creme de leite
400 g de morangos lavados
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de conhaque

Modo de preparo:Bata as claras em neve e, sem parar de bater, acrescente as gemas e o açúcar. Desligue a batedeira, misture bem, aos poucos e delicadamente, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Coloque a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse em forno, preaquecido, a 200 ºC durante 40 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia seco.

Prepare o recheio e cobertura: derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Misture o creme de leite. Com um garfo, amasse metade dos morangos. Desenforme o bolo, corte ao meio e umedeça com a mistura de leite e conhaque. Sobre um disco espalhe o morango amassado e por cima metade do chocolate. Cubra com o outro disco e finalize com o restante do chocolate. Decore com o restante dos morangos.

Dica: para que as camadas de recheio fiquem mais firmes, monte o bolo em um aro untado com óleo e polvilhado com açúcar.




Ingredientes:7 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
3/4 de xícara (chá) de água
1 xícara (chá) e 1 colher (sopa) de chocolate em pó
200 g de nozes picadas
1 colher (sopa) de fermento
170 g de chocolate ao leite
170 g chocolate meio amargo
3 latas de creme de leite
300 g de chocolate branco picado
1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo:Separe as claras e as gemas de 4 ovos e reserve. Prepare o bolo: bata as 4 claras em neve, continue batendo e vá acrescentando as 4 gemas, uma a uma. Junte a farinha de trigo, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, o óleo, 1/2 xícara (chá) de água morna, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 100 g de nozes e o fermento. Coloque em uma forma de 22 cm de diâmetro untada com margarina e enfarinhada. Asse no forno, pré-aquecido a 200 ºC, até ficar firme.

Prepare a musse: derreta o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Misture 2 latas de creme de leite (sem soro) e 3 claras batidas em neve (descarte as gemas). Faça a ganache: derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas e misture 1 lata de creme de leite (com soro).

Prepare o crocante: em uma panela, misture a 1/2 xícara (chá) de açúcar restante e 1/4 de xícara (chá) de água fria. Leve ao fogo brando, sem mexer, até formar uma calda em ponto de fio. Desligue o fogo e misture as nozes. Em uma superfície lisa, untada com manteiga, espalhe o crocante e deixe esfriar. Com uma espátula, desprenda o crocante e pique bem.

Faça uma calda com o leite e 1 colher (sopa) de chocolate em pó. Corte o bolo ao meio e umedeça com a calda. Em um aro, coloque uma parte do bolo, por cima a musse e leve a geladeira até firmar. Coloque a outra metade do bolo, cubra com a ganache e leve ao freezer por 3 horas. Na hora de servir, retire do aro e, por cima, distribua o crocante.




Ingredientes para o bolo:3 discos de pão-de-ló ou bolo de chocolate com 20 cm de diâmetro

Ingredientes para a calda:2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de água
1/ 4 de xícara de conhaque

Ingredientes para o recheio e cobertura:3 xícaras de creme de leite fresco gelado
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
200 g de cereja fresca picada
100 g de raspas de chocolate meio amargo
100 g de cereja (para decorar)

Modo de preparo da calda:Ferva o açúcar com a água por cinco minutos. Deixe esfriar e adicione o conhaque.

Modo de preparo do recheio e cobertura:Bata o creme de leite com o açúcar até obter consistência de chantilly.

Montagem:
Umedeça um dos bolos com 1/3 da calda. Cubra com 1/3 de chantilly e por cima espalhe a cereja picada. Repita o processo com o segundo bolo. Termine colocando o terceiro bolo umedecido com o restante da calda e cubra todo o bolo com chantilly e as raspas de chocolate. Decore com as cerejas.




Ingredientes para a massa:3 ovos
1 colher (sopa) margarina light
2 colheres (sopa) adoçante culinário
4 colheres (sopa) de achocolatado light
½ xícara (chá) de Pepsi ou Coca-cola Light
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (café) de essência de baunilha
½ xícara (chá) de água-de-coco

Ingredientes para o recheio:1 pacote de pudim light sabor coco
1 xícara (chá) de leite desnatado frio

Ingredientes para a cobertura:1 pacote de pudim light sabor chocolate
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 xícara (chá) de leite desnatado frio

Modo de preparo da massa:Bata as claras em neve. À parte, bata as gemas, a margarina e o adoçante. Adicione o achocolatado e o refrigerante e mexa bem. Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e, por último, as claras e a baunilha. Despeje numa assadeira untada. Asse por 15 minutos em forno médio e preaquecido. Desenforme, corte ao meio e regue com a água-de-coco.

Modo de preparo do recheio:
Dissolva o pudim no leite, leve ao fogo e mexa até formar um creme. Deixe esfriar e espalhe sobre uma das parte do bolo.

Modo de preparo da cobertura:Dissolva o pudim e o cacau no leite frio, leve ao fogo e mexa até engrossar. Espere esfriar e cubra o bolo




Ingredientes para a massa:6 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
200 g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de amêndoa moída

Ingredientes para o molho:200 g de chocolate meio amargo picado
4 colheres (sopa) de doce de leite
4 colheres (sopa) de água
100 g de casca de laranja cristalizada em tiras

Modo de preparo da massa:Unte uma forma de 30 cm de diâmetro e aqueça o forno. Na batedeira, bata as claras com metade do açúcar até obter picos firmes. Reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar restante até obter uma mistura cremosa. Reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Deixe amornar e junte à gema batida. Adicione a amêndoa e a clara batida reservada. Misture até ficar homogêneo. Passe para a forma e asse até ficar firme.

Modo de preparo do molho: Derreta o chocolate, o doce de leite e a água em banho-maria. Deixe esfriar. Desenforme o bolo numa travessa e coloque o molho de chocolate já frio. Ao redor, distribua as tirinhas de casca de laranja cristalizada. Sirva em seguida.

Dica: Experimente acrescentar lascas de amêndoas ou coco ralado à cobertura desta torta




Ingredientes:13 ovos
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/4 de xícara (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de fermento em pó
620 ml de leite
5 colheres (sopa) de amido de milho
200 g de chocolate meio amargo picado
200 g de chocolate ao leite picado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de suco de maracujá
1 colher (sobremesa) de manteiga
Licor de chocolate

Modo de preparo:Coloque 7 ovos e 1 1/2 xícara (chá) de açúcar na batedeira e bata por 15 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente a farinha e 1 xícara (chá) de chocolate peneirados e bata mais um pouco. Adicione a água, o fermento e misture.

Unte a forma com margarina, forre com papel manteiga, passe a margarina sobre o papel manteiga e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na forma. Asse em forno, preaquecido, a 180 ºC por 40 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Prepare o creme de chocolate: dissolva 3 colheres (sopa) de amido de milho em 500 ml de leite. Misture os chocolates, o leite condensado, o creme de leite e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar.

Faça o creme de maracujá: em uma panela, misture a água e 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo brando, sem mexer até formar uma calda. Reserve. Dissolva 2 colheres (sopa) de amido de milho no suco de maracujá, adicione 6 gemas e misture. Acrescente essa mistura à calda reservada. Leve novamente ao fogo brando, sem mexer até engrossar. Retire do fogo, misture o leite restante e a manteiga. Leve ao fogo novamente e deixe ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.




Ingredientes:5 ovos
1 xícara (chá)  de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
375 g de chocolate branco
50 g de margarina derretida
1 colher (sobremesa) de fermento em pó.
4 colheres (sopa) de licor de laranja
300 ml de creme de leite
400 g de morangos
1/2 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo da massa:
Unte e forre com papel manteiga a base de duas formas de 20 cm de diâmetro com aro removível. Bata os ovos e o açúcar em uma tigela refratária colocada em uma panela com água fervente, até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada.Retire do fogo e bata mais dois minutos.

Aqueça o forno a 180 ºC. Peneire a farinha sobre a mistura, salpique 75 g de chocolate branco ralado, a margarina o fermento e mexa bem. Divida a massa entre as duas formas e asse no forno por 30 minutos.

Modo de preparo do recheio: Corte os bolos ao meio e umedeça com o licor. Bata 300 ml de creme de leite até dar ponto de chantili. Amasse os morangos, escorra o excesso de líquido, misture o chantili, recheie os discos e monte o bolo.

Modo de preparo da cobertura:Derreta 300 g de chocolate branco picado em banho-maria e misture o creme de leite sem soro. Cubra o bolo e leve para gelar.

Dica: se preferir, recheio o bolo com o mesmo creme da cobertura.




Ingredientes para a massa:3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
¾ de xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 copo de iogurte natural
½ xícara (chá) de cacau em pó

Ingredientes para a calda:1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de café solúvel em pó

Modo de preparo da massa:Em uma tigela, coloque os ingredientes pela ordem, misturando bem depois de cada adição. Coloque em uma forma com fundo falso com 25cm de diâmetro untada e com o fundo forrado com papel-manteiga, também untado. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 40 minutos ou até assar. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Modo de preparo da calda:
Aqueça levemente o leite condensado com o café. Mexa bem até virar uma mistura lisa. Jogue sobre o bolo e sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About