Pages

Labels

domingo, 29 de junho de 2014

MANJERICÃO E SUAS PROPRIEDADES

Propriedades medicinais do manjericão
O manjericão é famoso por seu aroma e sabor inconfundíveis, mas o que muitos não sabem é que esta magnífica planta “aromática” conta com centenas de propriedades favoráveis a nossa saúde. É uma espécie muito popular na cozinha e que se costuma utilizar na medicina alternativa para curar várias doenças.

Características

O nome científico do manjericão é Ocium Basilicum Varo Crispum e ocorre anual ou bianualmente segundo as condições do ambiente. Têm folhas rugosas, finamente dentadas e ovaladas, seu caule é ereto e ramificado e a planta pode medir até 50 cm. Na parte superior apresenta flores brancas ou mais menos comumente roxas.
Popularmente leva outros nomes, como: Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande.
Já a séculos o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários, isso porque possui características peculiares das quais falaremos um pouco melhor agora.

Propriedades

As propriedades medicinais dessa planta geralmente não são bem difundidas, entretanto são muitas e vale a pena destacar algumas delas:
  • Combate o cansaço, depressão, enxaqueca e insônia
  • É antiespasmódico (suprime a contração do tecido muscular liso, especialmente em órgãos tubulares), digestivo, diurético e carminativo (eficaz no controle de gases)
  • Combate à falta de apetite, parasitas intestinais e dispepsias nervosas
  • Pode aumentar a secreção de leite em mulheres grávidas
  • Diminuir estados febris
  • Excelente para melhorar irritações cutâneas
  • Eficaz na cura de laringite e faringite
  • Desinflama aftas e mamilos doloridos
  • Combate à acne
  • Tem propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes
  • Além do mais, lhe atribuem características afrodisíacas
  • Ativa o sistema imunológico
  • Trabalha contra inflamações ósseo articulares

Como utilizá-la

Para que possamos desfrutar das propriedades dessa maravilhosa planta é possível utilizá-la de diferentes formas: infusões, pomadas, cozimentos, cataplasmas (práticas médicas homeopáticas), tinturas, loções, xaropes, bálsamos, em pó, sabões, cremes, seco ou fresco (uso externo), ou como condimento em saladas, comida vegetariana, sopas, carnes, macarronadas, molhos e ensopados (uso interno). Pode-se consumi-lo com azeite de oliva ou alho picado para todos os alimentos.

O cultivo de manjericão

Uma vantagem para essa planta é que não necessita de demasiado espaço para ter alguns ramos. O manjericão cresce abundantemente em vasos ou com plantio em solo se você dispõe de uma horta ou jardim, é importante que a planta receba sol sempre (6 – 8 horas de luz por dia), por isso é mais suscetível a crescimento no verão, apesar de poder-se colher folhas de manjericão durante todo o período que o tenha em cultivo. É importante mantê-lo “abrigado” de temperaturas mais baixas durante o inverno.
Se te interessa cultivar essa planta, todo o processo é bem simples, basta semeá-la diretamente em solo naturalmente fertilizado. Um dos segredos pra manter a planta saudável é sempre cortar as flores para prevenir que as mesmas o deixem crescer.
Sem dúvidas essa planta aromática possui propriedades maravilhosas e você pode começar a empregá-la não apenas na culinária, mas também na prevenção e combate a doenças mais comuns dentre as quais expusemos aqui. E que faça bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About