Pages

Labels

domingo, 30 de junho de 2013

ALIMENTOS QUE AMENIZAM SINTOMAS DA TPM

Qual a mulher que nunca sofreu com uma TPM? E qual o homem que nunca passou por momentos complicados por causa de uma mulher em TPM? Algumas mulheres ficam completamente alteradas neste período, mas para o bem de todos, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para atenuar esses sintomas. A alimentação é uma grande aliada para amenizar esse  sofrimento. Por essa razão a nutricionista Jéssica Sabadine Lucas preparou um texto com dicas valiosas. Vamos conferir?76_1
Uma variedade de sintomas, especialmente distensão abdominal, irritabilidade, sensibilidade nos seios, desejo por determinados alimentos, dor de cabeça e prisão de ventre estão relacionados à tensão pré-menstrual (TPM), são provocadas por alterações hormonais. Para as mulheres que sofrem de TPM, os sintomas podem causar problemas sociais sérios, influenciando o relacionamento familiar e profissional.
Nesse período e no período menstrual, as mulheres precisam ter cuidados redobrados, já que o seu corpo sofre, de forma cíclica, perdas significativas de nutrientes, principalmente o ferro.
Alimentos ricos em ferro: Carnes vermelhas, vegetais verde-escuros e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico) devem ser consumidos.
Sintomas como depressão e crises de choro e cólicas, são causados pela baixa de vitamina B6, magnésio e cálcio nesse período, causada por funções hormonais. Esses nutrientes são indispensáveis no processo metabólico.
Os alimentos que devem ser consumidos:
Alimentos ricos em vitamina B6: oleaginosas, batata e banana.
Alimentos ricos em magnésio: abacaxi, couve, brócolis, feijão, soja, cereais integrais, como arroz, massas e pães integrais, assim como granola e aveia.
O Cálcio, que é um dos nutrientes que atuam na contração muscular, atenua as temíveis cólicas. Está presente nos vegetais verde-escuros e principalmente, no leite e seus derivados. Mas a preferência é pelos desnatados ou com baixo teor de gordura, já que esta prejudica a circulação.alimentos
Constipação intestinal ou prisão de ventre: Minimizada com alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, farelos, vegetais folhosos e frutas.
Além da função intestinal, as fibras dão maior saciedade e minimizam a compulsão por doces e os episódios de hipoglicemia.
Retenção de líquido: O inchaço é outro sintoma muito comum, que pode ser minimizado com bastante hidratação, seja com água, água de coco ou suco de frutas, diminuição na ingestão de sal e de alimentos industrializados como temperos prontos, sopas em saquinhos, além da diminuição ou exclusão de bebidas alcoólicas.
Irritabilidade e dores de cabeça: Também são minimizados com a diminuição de alimentos ricos em cafeína como refrigerantes à base de cola, café, erva-mate e chá preto.
Compulsão por chocolate: Além dos episódios de hipoglicemia, essa compulsão ocorre também devido à baixa de magnésio. Como o cacau é rico nesse nutriente, o organismo “pede” o doce. O chocolate piora a oscilação de humor e intensifica a compulsão por açúcar. Além disso, é rico em gordura. Se não puder evitar, ingerir em pequenas quantidade e dar preferência ao meio amargo, já que os benefícios são maiores.
Atividade física: Melhoram a oxigenação do sangue e aumentam o nível de endorfinas liberadas pelo corpo, que colaboram para a sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About