Pages

Labels

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PERNIL DELICIOSO DE NATAL


INGREDIENTES:
  • Pernil:

  • 1 pernil de 6 kg
  • 3 colheres (sopa) de sal
  • Suco de 1 limão
  • Marinada:

  • 3 xícaras (chá) de vinho branco seco
  • 2 cebolas picadas
  • 5 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de gengibre
  • 3 folhas de louro
  • 1 galho de alecrim
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Farofa:

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 xícaras (chá) de lingüiça fresca sem pele
  • 1 cebola picada
  • 3 bananas da terra picadas
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
  • 1 xícara (chá) de uva passa
  • ½ xícara (chá) salsinha picada
  • Sal a gosto

  1. Tempere o pernil com o sal e o suco de limão. Reserve.
  2. Bata no liquidificador o vinho, a cebola, o alho e o gengibre até que fique homogêneo. Despeje sobre o pernil, acrescente o louro, o alecrim, a pimenta-do-reino e deixe marinar no refrigerador por 12 horas, virando o pernil na metade do tempo.
  3. Em seguida, coloque o pernil com a marinada em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 6 horas. Regue o pernil de vez em quando com o molhinho que formará na assadeira e vire o pernil na metade do tempo.
  4. Farofa: Aqueça o azeite em uma panela e frite a lingüiça. Junte a banana e doure-a. Acrescente a cebola, a farinha de mandioca, a uva passa, a salsinha, o sal e misture bem.
  5. Sirva o pernil acompanhado da farofa de banana da terra.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A MÁGIA DO NATAL

Origem do Natal e o significado da comemoração


O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

árvore de natal
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

TENDER SABOROSO DE NATAL

 INGREDIENTES:

  • 1 tender
  • 100 ml de azeite (100 ml)
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • Cravos

Modo de Preparo

  • Para fazer a receita, primeiro, retire o tender da embalagem, coloque na forma para assar, passe margarina em torno do tender (1 colher de sopa) e regue com 1/4 do azeite.
  • Asse durante 20 minutos e coloque o resto da margarina sobre o tender e retorne ao forno. Asse durante o resto do tempo, até estar dourado, intercalando o tempo para continuar regando com o azeite.
  • Quando estiver pronto, fazer os tradicionais cortes em quadrado e colocar os cravos nos vãos. Dicas: Cozinhem as batatas e colocar para dourar no azeite do Tender.

TENDER CARAMELADO DE NATAL


O que vamos precisar:
1 tender semi desossado defumado de aproximadamente 2,5kg
750ml de vinho branco seco (1 garrafa)
1 abacaxi pérola maduro bem grande
330g de melado de cana (1 vidro)
Decoração:
8 cerejas frescas (ou em calda)
Fio de ovos
Palito de dente

MODO DE PREPARO
Normalmente o tender já vem limpo e pronto para usar. No entanto, se a pele estiver muito alta cobrindo boa parte da carne, use uma faca afiada para apará-la. Remova também a gordura branca localizada embaixo dela. Corte o abacaxi em rodelas. Separe 8 rodelas bem bonitas para decorá-lo, o restante bata no liquidificador com caroço e tudo até virar suco.Acomode o tender numa assadeira média. Regue-o com o vinho branco e o suco do abacaxi. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 2h. Regue-o a cada 30 minutos, cubra novamente e volte ao forno.Retire o tender do forno, e, com a ajuda de uma faca, corte levemente a superfície fazendo quadrados de 2,5cm (os cortes devem ter 1cm de profundidade ou menos).Regue o tender com a calda da assadeira, depois despeje o melado de cana sobre ele. Cubra a superfície com as rodelas de abacaxi, use palitos para fixá-las. Se sobrar rodelas, acomode-as dentro da assadeira para que peguem bem o gosto. Volte ao forno sem papel de alumínio por mais 1h, regando a cada 20 minutos para não ressecar.Acomode o tender numa travessa, cubra a ponta dos palitos com as cerejas e enfeite as laterais com fio de ovos. Coe o caldo da assadeira e sirva numa molheira a parte.

PANETONE PRÁTICO E SABOROSO










Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
100 gr de fermento biológico fresco
200 gr de manteiga
200 gr de açúcar
8 unidade(s) de gema de ovo
10 gr de sal
250 gr de frutas cristalizadas
150 gr de uva passa
6 gotas de essência de baunilha
6 gotas de essência de laranja
1 copo(s) de água
Modo de preparo


Em uma vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro. Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada pannetone, puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal. Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel. Usar forno médio 180ºC.



CHOCOTONE TRUFADO DE NATAL

INGREDIENTES:
1 chocotone (pode ser panetone);
250g de chocolate (usei Garoto Blend, que já vem misturado ao leite e meio amargo);
1 caixinha de creme de leite;
Castanhas e frutas secas que preferir;
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;
Essência de rum.

Corte uma tampa no chocotone e com uma faquinha retire o miolo. Reserve.
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas em potência baixa. Adicione o creme de leite e 6 gotas de essência de rum. Pique grosseiramente o miolo do chocotone e adicione ao creme de chocolate. Recheie o chocotone, tampe e leve à geladeira por meia hora.
Pegue 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro, some 4 gotas e essência de rum e adicione água fervendo bem aos pouquinhos até virar um creme bem encorpado. Espalhe no topo do chocotone. Cubra o creme com frutas e castanhas pressionando levemente. Agora é só se divertir na decoração final.

FESTA DE FIM DE ANO- BOLO NATALINO DE FRUTAS E NOZES


Panelaterapia_bolo_natal_blog
Bolo Natalino de Frutas e Nozes
Esta receita, além de enfeitar a sua mesa de Natal, é uma ótima opção para presentear. Embora leve muitos ingredientes, o preparo é bastante simples.
Em um recipiente junte:
1 maçã sem casca e sem o miolo picada;
8 unidades de ameixas pretas sem caroço picadas;
8 unidades damascos secos picados;
2 colheres (sopa) uvas passas brancas;
8 unidades de cereja em calda picadas;
10 unidades de nozes picadas;
Na sequência polvilhe uma colher de farinha de trigo e misture como se fosse uma farofa. Este procedimento serve para impedir os ingredientes de irem para o fundo da forma quando o bolo estiver assando.
Em outro recipiente grande misture (usando sempre o copo do iogurte como medida):
1/2 copo de iogurte natural (200ml);
2 ovos;
1/2 copo de óleo.
Em seguida, acrescente:
1 copo de açúcar refinado;
1/5 copo de açúcar mascavo;
2 copos de farinha de trigo;
1 colher (café) de canela;
1 colher (café) de cravo em pó;
1 colher (café) de gengibre em pó;
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Misture até virar uma massa homogênea (não necessita batedeira). Incorpore as frutas e nozes à massa e leve para assar preferencialmente em forma de silicone com buraco no centro untada e enfarinhada. O forno deve estar pré-aquecido em 200º.
Para a cobertura: Em um recipiente adicione uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e vá pingando água fervente aos poucos até virar uma calda bem grossa.
Despeje sobre o bolo e enquanto a cobertura estiver molhada “cole” as nozes e frutas. Espere secar em temperatura ambiente caso queira embalar.
* Importante: Este bolo é muito delicado, por isso é preferível assa-lo em forma de silicone ou em forma de aro removível para não correr o risco de quebrá-lo na hora de desenformar. Somente desenforme quando estiver totalmente frio.

MASSA PARA SALGADOS


Para a massa:
1 e 1/2  xícaras de água morna
1/2 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher  (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (não é fermento de bolo, é o de pão)
1/2 kg de farinha de trigo
Misture: o óleo, o açúcar, o sal e o fermento, junte a água morna, em seguida a farinha de trigo aos poucos, com as pontas dos dedos, não é preciso sovar muito, só alisar a massa. Faça os salgados que preferir, pincele gema de ovo e leve ao forno.

PÃO DE BANANA E CHOCOLATE


"Ingredientes:
1/2 xícara de manteiga, derretida (ou bem molinha) (100g)
1 xícara (chá) de açúcar granulado
1 colher (chá) de baunilha
3 bananas maduras
2 ovos
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate chips
Modo de fazer:
Sem a batedeira.
Ligue o forno a 180ºC.
Amasse as bananas, e misture o açúcar, a manteiga derretida, a baunilha, os ovos, sal, bicarbonato de sódio, fermento e 1/3 da farinha de trigo, mexa bem e misture tudo muito bem. Coloque o resto da farinha e o chocolate chips (deixando um pouco para o final) e misture tudo cuidadosamente.
Coloque a massa numa forma de bolo inglês untada coloque o resto do chocolate chips por cima e asse por aproximadamente 45 minutos ou até dourar. (o meu passou de 45 minutos)
Espere uns minutos para desenformar".

domingo, 13 de novembro de 2011

PRETZEL DE AÇUCAR E CANELA


  • Ingredientes
  • 25 g de fermento biológico (de padaria)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/4 xícara de chá de leite
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 1 xícara de chá de água
  • 30 g de manteiga (temperatura ambiente)
  • 1 ovo pequeno
  • 500 g a 600 g de farinha de trigo
  • Para banhar:
  • 200 g de manteiga
  • Açúcar refinado
  • Canela em pó
  • Modo de Preparo
  1. Misture o fermento com o açúcar, o leite, a água, o ovo, a baunilha e bata na batedeira (batedor de massa) e vá colocando a farinha aos pouco e bata até desgrudar da tigela da batedeira
  2. E depois amasse bem com as mãos, se for preciso coloque mais um pouquinho de farinha
  3. Enrole no formato desejado, o mais indicado é em formato de pretzel, tipo um 8, não deve ser nem muito grosso e nem fino
  4. Leve para assar em forno não muito quente, até ficar douradinho
  5. Depois de assado, passe na manteiga derretida e no açúcar com canela

BOLO DE MAÇA E CANELA DELICIOSO



Ingredientes
- 5 maçãs grandes
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de chá menos um dedo de óleo de milho
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de canela em pó
- açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo
Bater no liquidificador o açúcar, o óleo de milho, os
ovos e uma maçã picadinha. A parte peneirar a farinha
de trigo, o fermento e juntar a mistura que foi batida
no liquidificador. Picar as maçãs restantes e adicionar
à mistura. Colocar em uma forma untada com farinha de
trigo. Por cima polvilhar o açúcar e a canela, cobrir
com papel alumínio e levar ao forno por aproximadamente
40 minutos.

Observações
- Este bolo fica ainda mais gostoso no dia seguinte que
foi feito, pois fica molhadinho.
- Não é necessário conservar em geladeira.
- Esta receita fica uma delícia e pode-se substituir as
maçãs por cerca de 5 bananas.

BOLO DE BANANA COM CANELA PRÁTICO

  

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de
açúcar refinado 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 1
colher (sopa) de canela em pó 1 colher (sopa) de
fermento em pó 3 ovos 3 bananas média 1/2 xícara
(chá) de óleo de canola ou soja

Modo de preparo
Coloque em um
liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar mascavo e as
bananas. Bata bem até virar um creme. Em uma tigela ou
batedeira colocar a farinha de trigo e o açucar
refinado. Misture. Colocar o conteúdo do liquidificador
na tigela e misture bem até a massa ficar homogênea,
acrescente o fermento em pó e mexa até homogeinizar.
Despeje em uma forma de furo média e leve ao forno
pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 min. Após desenformar,
polvilhar açúcar com canela em cima do bolo pronto.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

DONUTS DE CHOCOLATE


Ingredientes

  • . 15 g de fermento biológico
  • . 1/2 xícara (chá) de leite
  • . 2 ovos
  • . 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • . 2 colheres (sopa) de margarina
  • . 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio

  • . 400 g de chocolate picado
  • . 4 colheres (sopa) de creme de leite sem soro
  • . Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo

Dissolva o fermento no leite morno. Acrescente os ovos, o açúcar, a margarina e aos poucos a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar homogênea e firme. Deixe descansar até a massa dobrar de volume. Em uma superfície lisa e enfarinhada abra a massa e com um cortador faça círculos de aproximadamente 8 cm de diâmetro. Com um cortador menor retire o centro para formar as rosquinhas. Ponha-as em uma assadeira untada com margarina e deixe crescer novamente. Leve ao forno e asse durante 30 minutos. Espere esfriar e corte-as ao meio. Recheio: Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite. Deixe esfriar bem e bata na batedeira até ficar um creme liso e brilhante. Recheie os donuts e polvilhe o chocolate em pó. Sirva quente ou frio.
Dicas: Você pode variar o recheio usando creme de baunilha ou de laranja.


LASANHA DE CARNE DE SOL



  • Ingredientes
  • 1 pacote de massa pré-cozida para lasanha
  • 500 g de carne de sol (coxão duro ou alcatra)
  • 2 pimentas de cheiro
  • 1 cebola média
  • Sal
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 500 g de queijo mussarela ralado
  • 1 receita de molho branco
  • Modo de Preparo
    Recheio:
  1. Corte a carne de sol bem fininha, coloque na panela de pressão, junto com a pimenta-de-cheiro, o tablete de caldo de galinha, o sal a gosto e a cebola
  2. Tampe e deixe na pressão por 20 minutos
  3. Apos esse tempo tire a pressão e coloque água na panela até cobrir a carne de sol, junto com os ingredientes adicionados
  4. Cozinhe por mais 30 minutos para que ela fique super macia
  5. Tire a pressão da panela e reserve o restante do caldo da carne
  6. Com a carne ainda na panela, pegue uma colher grande e comece a fazer como uma batedeira, mexendo rapidamente a carne até ela desfiar por completo
  7. Reserve
  8. Prepare um molho branco
    Montagem:
  1. No refratário coloque primeiro o molho branco, depois a camada de massa pré-cozida, um pouco do caldo da carne (não coloque muito)
  2. Coloque mais uma camada de molho branco, salpique um pouco do queijo ralado sobre a massa, coloque toda a carne de sol desfiada, salpique mais queijo ralado e coloque outra camada de molho
  3. Cubra com o restante do queijo ralado
  4. Leve ao forno microondas por 7 minutos

LASANHA DE CARNE SECA


INGREDIENTES:
  • 1,5Kg de carne seca dessalgada e desfiada
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 500g de mandioca cozida na água em que foi cozida a carne seca
  • 1/2 xícara de salsa picada
  • 1 cebola picada
  • 250ml de leite de coco
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 pacote de massa de lasanha
  • 150g de mussarela
  • sal a gosto

modo de preparo

Refogue a carne seca já dessalgada e desfiada com a cebola a salsa e o azeite e reserve.
Bata no liquidificador, aos poucos a mandioca com a água do cozimento e o leite de coco. Faça um purê com esses ingredientes e reserve. Se for necessário, acrescente um pouco de sal.
Coloque uma panela com 2 litros de água, um fio de óleo e temperada com sal para ferver e vá colocando as folhas da lasanha para cozinhar.
Num refratário forre o fundo com um pouco do purê de mandioca, uma porção da carne seca por cima as folhas de lasanha e ulma camada de queijo. Siga essas etapas até terminar pelo queijo. Por cima de tudo coloque queijo parmesão e asse em forno médio por aproximadamente 20 min.

LASANHA DE FRANGO


  • 1 peito de frango
  • 500 g de queijo mussarela fariado
  • 400 g de presuto fatiado
  • 1 pacote médio de massa para lasanha (direto ao forno, sem cozimento prévio)
  • 1 pote de requeijão cremoso
  • 2 caldos de galinha (ou tempero completo sabor galinha)
  • 2 copos de leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 colheres de farinha
  • 3 colheres de manteiga
  • 1 cebola média
  • Modo de Preparo
    Molho:
  1. Faça um creme homogêneo com as 2 colheres de farinha e 2 colheres de manteiga (reservando 1 colher de manteiga), acrescente o leite, 1 caldo de galinha e mexa constantemente
  2. Retire do fogo e acrescente o creme de leite
  3. Reserve
    Frango:
  1. Cozinhe o peito de frango em água sem óleo
  2. Após cozido, desfie o frango
  3. Pique a cebola em pedaços pequenos, coloque em uma panela e doure com a manteiga
  4. Acrescente o frango e o caldo de galinha
  5. Mexa sempre até o frango ficar totalmente dourado
    Montagem lasanha:
  1. Em um refratário, coloque 2 conchas de molho
  2. Faça a base com massa de lasanha, cubra com 1 camada de presunto, 1 de queijo e 1 frango (nessa ordem)
  3. Sobre o frango coloque 1 camada de requeijão coloque 2 conchas de molho
  4. Cubra o requeijão com 1 camada de presunto, 1 camada de queijo e 1 camada de massa
  5. Coloque molho
  6. Repita esse processo até faltar cerca de 2,5 cm para chegar na borda da assadeira
  7. Para finalizar, cubra a lasanha com muito queijo e requeijão e molho
  8. Asse por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo

LASANHA DE CAMARÃO


  • Ingredientes
  • 500 g de lasanha
  • 500 g de camarão sem casca
  • 1 kg e meio de tomates maduros
  • 2 cebolas batidas
  • 2 l de leite
  • 1 folha de louro
  • 200 g de mussarela fatiada
  • 1 requeijão catupiry ou similar
  • Parmesão ralado
  • Azeite extra virgem
  • Manteiga
  • Sal
  • Alho espremido
  • Pimenta do reino
  • Pimenta calabresa
  • Farinha de trigo
  • Noz moscada
  • Molho branco:
  • 100 g de manteiga
  • 3 a 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 l de leite aquecido
  • 10 g de noz moscada ralada
  • 1 catupiry
  • Modo de Preparo
    Molho de tomates:
  1. Cortar os tomates (sem pele e com sementes) em cubos
  2. Dourar no azeite a cebola batida e 4 dentes de alho
  3. Juntar os tomates
  4. Deixar cozinhar em fogo brando
  5. Temperar com sal, louro e pimenta-do-reino ou pimenta calabresa
  6. Deixar "apurar" e reservar
    Camarão:
  1. Com antecedência, temperar os camarões com sal, alho espremido e pimenta-do-reino
  2. Dourar no azeite quente e misturá-los ao molho de tomate
  3. Reservar
    Molho Branco:
  1. Dourar a farinha de trigo na manteiga (roux claro)
  2. Juntar lentamente o leite quente e misturar com o fouet
  3. Acrescentar lentamente o catupiry, mexendo sempre
  4. Temperar com sal, noz moscada e pimenta-do-reino moída na hora
    Finalização:
  1. Untar um pirex com manteiga e colocar uma camada de lasanha
  2. Sobre a massa uma camada de molho de camarão
  3. Cobrir com molho branco e mozzarella
  4. Outra camada de massa
  5. Repetir as camadas e terminar com molho branco
  6. Salpicar com parmesão
  7. Levar para gratinar em forno pré-aquecido a 180º graus por 15 a 20 minutos

TORTA DE FRANGO DE LIQUIDIFICADOR



Ingredientes
Massa:
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- sal a gosto

Recheio:
- 1 peito frango cortado em pedaços
- 3 tomates picados
- mistura de tempero pronto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 copo de água


Modo de preparo
Para a Massa: bata todos os
ingredientes no liquidificador até obter uma mistura
homogênea.

Para o Recheio: aqueça o óleo e coloque os pedaços de
frango já temperados. Deixe dourar. Junte os tomates
picados, a água e tampe a panela para que a carne fique
bem cozida. À parte, dissolva a farinha de trigo em
água e junte ao frango para engrossar. Misture bem .

Montagem:
Em uma fôrma refratária untada e polvilhada com farinha
de trigo, coloque a metade da massa, cubra com todo o
recheio. Coloque o restante da massa por cima. Leve ao
forno pré-aquecido em temperatura moderada por 45 min.
Sirva fria ou morna.

TORTA DE FRANGO





INGREDIENTES:

MASSA:

4 xícaras de farinha de trigo

6 colheres de manteiga ou margarina

2 ovos

Sal

2 colheres de fermento em pó

Água o suficiente

Coloca tudo numa vasilha e amassa até ficar bem lisa a massa.
Deixa coberta na geladeira aproxidamente 1 hora.


RECHEIO:

2 peitos de frango cozidos e desfiado

1 lata de milho verde

100 gr de azeitonas verdes

Azeite ou óleo

Cebola e alho picados

Sal

Salsinha e cebolinha

1 colher de farinha de trigo

1 copo de requeijão

Faz um refogado com todos os ingredientes e mistura a farinha pra engrossar.

Requeijão vai por cima do recheio em colheradas.

Depois da massa descansada divide em 2 partes e abre com rolo.
Forra uma assadeira de +- 30 cm de diametro e coloca metade da massa, o recheio e o requeijão.
Depois a outra metade da massa aberta por cima.
Com o restinho de massa que sobra dos lados a hora q ajeita ela na forma faz umas tirinhas e faz desenho como da figura.

Passa ovo batido com um pouco de café ou shoyo para dourar e assa.
Eu coloquei numa assaddeira de fundo removível.

domingo, 6 de novembro de 2011

OS MALES QUE O CIGARRO CAUSA NA NOSSA SAÚDE


Veja os males do cigarro sobre seu organismo
     Você fuma? Então veja os males do cigarro sobre seu organismo e também das pessoas que estão a sua volta cotidianamente.
É do tabaco, erva da família das solanáceas (Nicotiana tabacum) que possui nicotina, que é feito o cigarro.
     O cigarro contém uma mistura de cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Parte delas é gasosa – incluindo o monóxido de carbono, e algumas são partículas, como o alcatrão, a nicotina e a água.
     O alcatrão, além dos radioativos urânio, polônio 210 e carbono 14, concentra 43 substâncias comprovadamente carcinogênicas, ou seja, que provocam o câncer, já que alteram o núcleo das células.
     A fumaça do cigarro contém toxinas que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes.
     Estes cílios, semelhantes a cabelos muito finos, são projeções da mucosa que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão.
     Quando têm seus movimentos paralisados pela exposição à fumaça do cigarro, as secreções acumulam-se, contribuindo para a tosse ou pigarro típico do fumante e para o surgimento de infecções respiratórias, freqüentes em quem tem contato com a fumaça.
     A fumaça do cigarro é também constituída por monóxido de carbono (CO), cuja concentração no sangue circulante de quem fuma aumenta rapidamente pela manhã, continua a subir durante o dia e decresce à noite.
     Aproximadamente, 3 a 6% da fumaça do cigarro são compostos por monóxido de carbono. Quando inalado, o monóxido de carbono atinge os pulmões e dali segue para o sangue, reduzindo sua capacidade de carregar oxigênio.
     Em conseqüência, as células deixam de respirar e produzir energia, o que faz com que o fumante tenha o fôlego prejudicado e fique exposto ao risco de doenças cardiovasculares e respiratórias.
     Além de venenoso em altas concentrações, o CO está implicado em muitas doenças associadas ao fumo, inclusive nos efeitos danosos sobre o desenvolvimento do feto das grávidas tabagistas.
     A nicotina, outra das substâncias encontradas no cigarro, diminui a capacidade de circulação sangüínea, aumenta a deposição de gordura nas paredes dos vasos e sobrecarrega o coração, podendo levar ao infarto do miocárdio e ao câncer, mas seu papel mais importante é reforçar e potencializar a vontade de fumar.
     Ela atua da mesma forma que a cocaína, o álcool e a morfina, causando dependência e obrigando o fumante a usar continuamente o cigarro. Em altas concentrações, é também venenosa.
Perdas - Pesquisas evidenciam as perdas econômicas causadas pelo cigarro em fumantes e não-fumantes, tais como: faltas ao trabalho; queda de produtividade; aposentadorias precoces; mortes prematuras; custos com a manutenção de imóveis, aparelhagens, móveis, tapetes, cortinas, etc. danificados; incêndios rurais e urbanos; acidentes de trabalho e, acidentes de trânsito.
     Ressalte-se que a totalidade dos gastos sociais decorrentes do tabagismo supera em muito a arrecadação de impostos que ele proporciona: o câncer, segunda causa de morte por doença no país, é responsável por grandes gastos com tratamentos e internações hospitalares, uma vez que 90% dos cânceres de pulmão e 30% de todos os outros tipos de câncer são devidos ao tabagismo.
     As doenças cardiovasculares, primeira causa de morte no país, bem como a bronquite crônica e o enfisema, estão diretamente relacionadas ao uso de tabaco e geram importantes gastos na área da saúde.
     Apenas estes dois exemplos nos dão a dimensão das perdas econômicas geradas pelo tabagismo, aliados à queda na qualidade de vida do trabalhador.
     Paralelamente, ainda existem os gastos economicamente não mensuráveis, como a dor, o sofrimento pessoal e familiar dos vitimados - nem sempre considerados.
Não-fumantes - Os fumantes não são os únicos expostos aos males do cigarro.
     Também os não-fumantes são atingidos, já que passam a ser fumantes passivos.
Onde quer que alguém esteja fumando, são encontradas partículas da fumaça do cigarro, principalmente em locais fechados, residenciais ou públicos.
     Rapidamente, as concentrações das substâncias tóxicas da fumaça excedem os níveis considerados padrões para a qualidade do ar ambiente.
     O cigarro é considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS – como o maior agente de poluição doméstica e ambiental, tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo diário em locais fechados, tais como os de trabalho, residência e lazer.
     Atualmente, por todo o mundo, cada vez mais as autoridades governamentais têm estabelecido regulamentos e leis de proteção aos não-fumantes; além disso, há crescente aumento da conscientização dos indivíduos sobre a qualidade do ar que respiram, não só em casa, como nos ambientes de trabalho e locais públicos.
     Também no Brasil, progressivamente, surgem leis em nível estadual e municipal preservando os direitos dos não-fumantes, o que mostra avanço na conscientização das autoridades no que tange à poluição tabágica ambiental.
     A qualidade do ar que respiramos é fundamental para nossa saúde, bem como para o bom desempenho de nossas funções cotidianas.
     A permanência em um ambiente poluído com nicotina faz com que absorvamos substâncias em concentrações semelhantes às de quem fuma. Tal comprovação é realizada através da medição da cotitina, principal produto da decomposição da nicotina - substância que pode ser encontrada no sangue e na urina dos não-fumantes que moram, convivem ou trabalham com fumantes.
     No Brasil, estima-se, anualmente, a morte precoce de 80 mil pessoas em virtude do tabagismo, número esse que vem aumentando ano a ano. Em outras palavras, cerca de 10 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, sendo o câncer a principal causa de morte.
Gravidez - Fumar durante a gravidez acarreta sérios riscos tanto para o bebê quanto para a mãe. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e hemorragias ocorrem mais freqüentemente quando a mulher grávida fuma.
     Tais agravos são devidos, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o feto, após sua absorção pelo organismo materno.
     Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, pelo efeito da nicotina em seu aparelho cardiovascular.
     Portanto, é fácil imaginar a extensão dos danos causados ao feto em virtude do tabagismo da mãe gestante.
     Analiticamente, a relação do poder aquisitivo com o consumo de cigarros mostra que há menor consumo nas classes de maior rendimento familiar.
     Contraditoriamente, a população de menor renda - e que costuma ter a saúde mais frágil – é a que mais gasta com cigarro, em detrimento de itens prioritários como, por exemplo, a alimentação.
     Em grande parte, essa diferença é causada pela maior desinformação das classes economicamente mais pobres.
     É importante notar que este maior consumo de tabaco, somado a condições como desnutrição, doenças infecciosas e do trabalho, leva a um adoecimento mais freqüente e agravado.
     Convém lembrar, ainda, que os ambientes confinados das pequenas moradias favorece sobremaneira a inalação passiva das substâncias tóxicas por crianças, gestantes e doentes.
 
Efeitos Causados Pelo Fumo sobre a Saúde
A curto prazo A médio e longo prazos
· Irritação nos olhos · Redução da capacidade respiratória
· Manifestações nasais · Infecções respiratórias em crianças
· Tosse e cefaléia · Aumento do risco de aterosclerose
· Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos · Câncer 
· Infarto do miocárdio

Doenças associadas ao uso do cigarro
· Doenças coronarianas (25%) Angina e infarto
· Doenças pulmonares obstrutivas crônicas - DPOC (85%) Bronquite e enfisema
· Câncer em geral (30%)
Pulmão (90%), boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero
· Doenças cerebrovasculares (25%) Derrame cerebral
· Úlceras digestivas
· Infecções respiratórias variadas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

STOGONOFF DE FRANGO FÁCIL


  • Ingredientes
  • 500 gramas de peito de frango cortados em cubo
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de óleo
  • Sal a gosto
  • Modo de Preparo
  1. Frite o alho no óleo até dourar
  2. Coloque o peito de frango cortado em cubos no fogo baixo, mexa bem e deixe por 10 minutos ou até cozinhar
  3. Acrescente o molho de tomate e ajuste o sal, deixe cozinhar por 5 minutos
  4. Acrescente o creme e leite, mexa bem e deixe por mais 3 minutos
  5. Sirva

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About